Mobilização Nacional da Lei Seca aborda 19 mil motoristas e supera anos anteriores em apreensões Edição foi realizada em 15 estados do Brasil

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os números desta quinta edição da Mobilização Nacional bateu o recorde das edições anteriores. Participaram da ação 2.613 agentes, entre PMs, PRFs, agentes de trânsito e guardas municipais, espalhados pelo Brasil. Ao todo, foram recolhidos 2.326 documentos (CNH e CRLV), 1.144 veículos foram removidos para depósito e 260 prisões efetuadas. As blitzes foram realizadas em pontos estratégicos em todo o país. Nas Rodovias Federais, as operações foram promovidas pela PRF.

Para o coordenador da Operação Lei Seca do Rio de Janeiro, tenente-coronel Marco Andrade, a ação deste sábado (14/4) superou o sucesso das anteriores e vem cada vez mais integrando as operações do país.

– Nosso objetivo é chamar cada vez mais a atenção da sociedade brasileira sobre os riscos de beber e dirigir. A Lei Seca tem a missão de provocar mudanças de comportamento na sociedade. E, além de conscientizar os motoristas, e toda população, temos um objetivo comum, que é a redução de perdas irreparáveis decorrentes dos acidentes de trânsito em consequência dessa mistura letal do álcool e direção – disse o coordenador da operação fluminense.

Estatísticas
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito mata 47 mil pessoas por ano no Brasil e deixa 400 mil com alguma sequela. Estes dados colocam o Brasil em 4º lugar no ranking de acidentes nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela. Um estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, apontou que a Lei Seca salvou 41 mil vidas desde 2008 e poupou ao país mais de R$ 550 bilhões, ao evitar perda de produto e renda. A Mobilização Nacional foi idealizada com o objetivo de reforçar a necessidade de mudanças de hábitos que geram maior segurança no trânsito.

 

Foto: Operação Lei Seca intensifica ações no interior. Na foto OLS em Nova Friburgo / Crédito: Clarice Castro

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.