O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, vai abrir o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura, que acontece nesta quarta-feira (14.03), de 9h às 17h30, no Cineteatro do Museu Imperial. Durante o encontro, serão discutidos assuntos como o desenvolvimento cultural do Rio de Janeiro, as políticas culturais para o patrimônio fluminense, os sistemas municipais de cultura, além da apresentação de proposições para os Fundos Nacional e Estadual de Cultura. Do fórum, também saíra a “Carta Petrópolis”, que pretende fortalecer o Pacto pela Cultura.

“A escolha da cidade para sediar o Fórum mostra a relevância que o município tem no setor. Petrópolis foi pioneira no estado do Rio na implantação de seu Sistema Municipal de Cultura e é referência para diversas outras cidades brasileiras”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Aprovado pela Lei 7035/2015, o Sistema Estadual de Cultura RJ é um marco nas políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro, por permitir a participação de todos no processo de construção das políticas públicas de cultura nos 92 municípios do Estado. Com o Fórum Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura, o Sistema cumpre mais uma importante etapa no seu fortalecimento.

Segundo o presidente do fórum, Marcelo Bravo, a troca de conhecimento entre as cidades é fundamental. “O objetivo é multiplicar as informações sobre o estratégico processo de construção dos Sistemas Municipais, na carona do Sistema Estadual de Cultura, que tem várias de suas etapas já regulamentadas, em funcionamento. Nosso Fórum de Secretários e Dirigentes quer auxiliar na orientação à cada município na criação do seu Sistema, priorizar a elaboração do seu Plano”, explica.

Voltado para os secretários de cultura e assessores, além do ministro, o evento vai contar ainda com o Secretário de Estado de Cultura do RJ, Leandro Monteiro; o presidente da Frente Parlamentar de Valorização da Cultura, deputado estadual André Lazzaroni; o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ (CEPC- RJ), o músico Ivan Machado; o presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, Marcelo Bravo; o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ, Ivan Machado, além de diversos dirigentes municipais de Cultura do estado.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP