O Ministério da Saúde liberou o repasse de mais de R$ 1 milhão para a compra de um mamógrafo digital para o Hospital Alcides Carneiro (HAC) e para equipamento de ultrassom diagnóstico para o Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp. A verba foi aprovada na semana passada e liberada para o Fundo Municipal de Saúde. Agora, a prefeitura vai abrir licitação para fazer a compra dos aparelhos. Os recursos são fruto de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal.

A conquista de mais um equipamento de mamógrafo para o HAC reforça a referência do município na assistência à saúde da mulher. Com o novo aparelho, o sistema passará a contar com cinco mamógrafos– três próprios e dois conveniados – em funcionamento na rede pública municipal. No ano passado, foram realizados 8.988 exames em toda rede da Saúde, o número é o mais que o dobro em comparação com o ano anterior, quando foram realizados 3 mil exames.

“ Os números mostram que estamos no caminho certo. Eu luto por essa causa há muitos anos, sou autor do projeto de lei que ampliou a realização do exame de mamografia em todo o Estado e hoje me orgulho em estar como prefeito aumentando o acesso das mulheres aos exames preventivos de câncer de mama”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a UFRJ, apontou a deficiência do Rio de Janeiro na prevenção ao câncer de mama com a falta de mamógrafos. Em 42 cidades no Estado não há mamógrafos na rede pública. Já em Petrópolis, a prefeitura oferece o exame em quatro unidades de Saúde, sendo, que em 2017 o maior número foi realizado no Hospital Alcides Carneiro com 3.901 mamografias realizadas e o restante no Centro de Saúde e em duas clínicas particulares conveniadas ao SUS.

“Tínhamos esse desafio na gestão que era aumentar o acesso das mulheres ao exame. A mamografia é um exame importantíssimo para mulher, uma vez que ao ser diagnosticada precocemente é o câncer que mais apresenta chances de cura. A liberação deste recurso federal era aguardada e estamos com mais uma proposta para levarmos para Brasília para buscarmos uma emenda para um novo mamógrafo no Centro de Saúde”, avaliou Silmar Fortes, secretário de Saúde.

Recurso federal permite compra de ultrassom diagnóstico para o HMNSE
A liberação do recurso federal vai permitir ao município, também, a compra de um aparelho de ultrassom diagnóstico, equipamento moderno e que será instalado no Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp (HMNSE). A ideia é que o novo equipamento integre o novo ambulatório de pediatria, que está previsto para ser lançado ainda este ano.

O novo ultrassom será o segundo do HMNSE, podendo dobrar o número de exames realizados no hospital. Atualmente, são realizados, em média, 40 exames por dia.

“Será um equipamento mais moderno, que vai poder agilizar ainda mais a realização de exames de imagens e visualização corporal. O novo aparelho vai permitir mais conforto aos pacientes”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes

Fonte: Prefeitura de Petrópolis