A aproximação entre Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo continua sendo fortalecida. Integrantes do MercoSerra, os prefeitos dos três municípios se reuniram nesta quinta-feira (13.09), em Petrópolis, para avançar nas questões investidas pela agência de fomento da economia das três cidades. Bernardo Rossi recepcionou os prefeitos vizinhos Vinicius Claussen, de Teresópolis e Renato Bravo, de Nova Friburgo, ao lado do presidente do MercoSerra, Luiz Fernando Gomes.

Com o MercoSerra, as cidades estão alinhando ações que atendam demandas e integrem os três municípios. Um calendário de eventos conjunto está sendo elaborado e uma rodada de negócios foi realizada no mês passado entre empresários do setor hoteleiro dos três municípios. O grupo também trabalha para melhorias no acesso região Serra, principalmente na BR-040, onde os empresários e os governos das cidades cobram manutenção da estrada, o posto da PRF e celeridade no processo que pede a suspensão do direito de concessão da Concer.

O turismo da chamada SerraCarioca pautou a conversa entre os prefeitos. “É a primeira vez esta integração das cidades e a rica história é chamariz para o turismo nas três cidades”, aponta Bernardo Rossi. O fomento do turismo é uma das primeiras alavancas do MercoSerra em prol da Região.

“A gente acompanha o que vem acontecendo com a violência aumentando no Rio e grande Rio e Petrópolis está indo na contramão. É importante montar esse cinturão e proteger a cidade e a região Serrana de problemas que nós estamos vendo em outros municípios”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Na visita, com foco principal na apresentação do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) para Bravo e Claussen, os prefeitos pontuaram os investimentos no setor como forma de garantir a qualidade de vida e aumentar o turismo.

“As três cidades estão em harmonia e trabalhando a região de forma coletiva com a mesma visão”, disse o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen. “É muito importante que haja uma integração no sistema de segurança dos municípios. Nós temos que parabenizar Petrópolis por essa iniciativa e principalmente pela qualidade do produto que tem aqui. Com certeza nós vamos copiar em Nova Friburgo”, afirmou o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo.

O MercoSerra tem como objetivo foram uma rede de negócios que gerem oportunidades e atraia turistas e consumidores para as três cidades. Depois de ter sido criada na década de 1980, a agência foi reativada em agosto do ano passado e reúne, além dos governos municipais, empresários e representantes da sociedade civil.