Para comemorar os 10 anos do Movimento Outubro Rosa em Petrópolis a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos – APPO – levou para as ruas do Centro da cidade, aproximadamente 3 mil pessoas durante a tradicional caminhada realizada anualmente. Vestidos com a camisa da campanha, homens e mulheres fizeram questão de participar do ato como forma de chamar a atenção para a conscientização e necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer no colo do útero.
O prefeito Bernardo Rossi, acompanhado pela primeira dama do município, Sabrina, fez questão de participar do evento.

“São essas mulheres guerreiras as grandes apoiadoras dessa causa. Elas lutam pela prevenção e também pela conscientização das pessoas. Felizmente em Petrópolis temos essa associação forte que dá todo o suporte para as pacientes que descobrem a doença. A prefeitura agradece o apoio de sempre e continuará lutando, através das ações da Secretaria de Saúde para que toda a população tenha acesso as informações sobre a conscientização”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

A caminhada começou às 15h na Catedral São Pedro de Alcântara e seguiu pelas ruas do Centro – Imperador, Praça da Liberdade e Avenida Koeller.

“A Campanha do Outubro Rosa vem para reforçar o trabalho que já desenvolvemos durante todo o ano, em todas as unidades de Saúde do município. Conscientizar sobre a importância da prevenção e rápida detecção do câncer de mama é o mais importante. A Caminhada é um marco que representa esta luta, a união da força de toda a população”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 3.134 exames de mamografia só no Hospital Alcides Carneiro, uma media de 392 exames por mês. Nesse sábado, no Hospital Alcides Carneiro, foi realizado mais um mutirão de exames de imagens. Noventa mulheres participaram da ação – a décima realizada só nesse ano. As mulheres tiveram a oportunidade de fazer exames de mamografia, ultrassonografia de mama e transvaginal, além de ressonância de mama.

Para Ana Cristina Mattos, presidente da APPO, mais uma vez a população petropolitana mostrou todo o respeito e consideração pelas guerreiras do Outubro Rosa.

“Estamos comemorando 10 anos de caminhada com muita alegria. A cada ano nosso movimento aumenta o que significa que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade de se diagnosticar o câncer de mama precocemente, a necessidade do autoexame e a importância do apoio da APPO no tratamento. Muito obrigada a todas as guerreiras”, afirmou.

Valéria Raibolt fez questão de participar da caminhada. Ela descobriu câncer de mama há quatro anos. Com o apoio da APPO superou os desafios e faz questão de participar da caminhada.

“Retirei o seio. Foi difícil, mas consegui superar. Deu medo, tive depressão mas com ajuda, principalmente da APPO, sai mais fortalecida e agora faço questão de estar na caminhada”.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis