Menos burocracia para abertura de empresas em Teresópolis Portaria publicada nesta sexta, 25, extingue necessidade de procedimento administrativo físico para a análise e emissão de alvará

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Um importante passo visando o desenvolvimento de Teresópolis foi dado pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen: a partir desta sexta-feira, 25, todos os empreendedores que desejarem formalizar pedido de análise e emissão alvará, pelo Sistema de Registro Integrado (Regin), poderão fazê-lo por meio eletrônico. O objetivo da Portaria GP 759/2019 é desburocratizar ainda mais os procedimentos de abertura de empresas no município.

A portaria dispõe sobre a extinção da obrigatoriedade de formalização de procedimento administrativo físico para a análise e emissão de alvará pelo sistema Regin em Teresópolis. “A medida muda a relação do contribuinte com o serviço público, uma vez que facilita a vida de quem quer empreender. Esse era um anseio antigo dos servidores e das pessoas que desejam abrir empresas”, enfatiza o Prefeito Vinicius Claussen.

O secretário de Fazenda, Fabiano Latini, destaca a integração entre os órgãos e setores de licenciamento para o funcionamento on-line da emissão e alteração de alvará. “Foi o degrau maior do Espaço do Empreendedor. A gente está trazendo o município para o século 21, onde todos os processos, através do sistema Regin, passam a ser totalmente eletrônicos, incluindo Vigilância Sanitária, Planejamento, Meio Ambiente e Fazenda”.

A partir de agora, o contribuinte, com acesso pela internet, por meio do Regin, não precisa comparecer à Prefeitura para dar entrada no pedido de alvará. “Toda a formação para o trâmite do processo é informada pelo Regin, trazendo celeridade ao processo, modernização para a Secretaria de Fazenda e para o ambiente de negócios do município de Teresópolis”, ressalta Fabiano Latini.

Latini também frisa que o contribuinte que não tem acesso à internet ou que prefere vir à Prefeitura para realizar o pedido de alvará, pode vir ao Espaço do Empreendedor, onde será prontamente atendido pelos agentes de desenvolvimento e coordenadora do Espaço, para orientá-lo como fazer o processo eletronicamente. No caso, se for um MEI, será feito o processo, acompanhado por servidores capacitados para atendê-lo.

O Espaço do Empreendedor está instalado no 1º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea) e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.