Meio Ambiente oferece visita guiada no Parque Natural

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Turistas que estiverem visitando Petrópolis e os próprios moradores terão, agora, um incentivo a mais para passarem pelo Parque Natural Municipal Padre Quinha, o Parque da Ipiranga. A Secretaria de Meio Ambiente passou a oferecer, este mês, visitas guiadas ao local. Além de turistas, o trabalho também atende moradores e grupos de estudantes de Petrópolis e de fora da cidade. Dois técnicos do quadro da prefeitura acompanham os interessados no parque, que ocupa uma área de 167 mil m² de Mata Atlântica em pleno Centro Histórico. Os grupos podem agendar a visita pelo telefone: (24) 2233-8180.

O Parque Natural conta com duas trilhas para caminhadas e passeios com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e de volta. Além disso, oferece um amplo espaço de contemplação da natureza, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades de lazer. A prefeitura busca aumentar o número de visitantes no espaço, que mantém a média de 80 visitantes por dia.

“Muitos turistas procuram pela cidade para fugir dos centros urbanos. Por conta disso, estamos elaborando uma série de ações nas nossas áreas verdes, com a instalação de placas de sinalização e estimulando a presença de grupos de turistas e de estudantes”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.  

O local está inserido na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, além de estar registrado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Além de estimular a presença dos turistas, o governo quer a presença das escolas no Parque Natural.

“Estamos abertos para recebermos grupos de fora da cidade e também de Petrópolis”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, explicando que o trabalho pode ser realizado com escolas da rede municipal, estadual e particulares.

“A preservação dos nossos espaços públicos, bem como da natureza em geral, deve ser um assunto recorrente nas rodas de conversa e palestras com a participação dos alunos. Vamos estimular a presença de mais turistas e também de grupos de estudantes”, completa Renato.

O Parque Natural da Ipiranga funciona todos os dias de 7h às 17h, com horário estendido no verão até 18h. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.