Vizinhos denunciaram os proprietários por utilizar a técnica para “limpar” os terrenos

 

O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente notificou os donos de dois sítios em Itaipava por causa de queimadas. A equipe chegou aos locais após vizinhos denunciarem que ao longo da semana os responsáveis pelos espaços estavam usando a técnica para “limpar” os terrenos. Como não houve flagrante no momento da chegada dos agentes, os proprietários foram notificados. O trabalho faz parte do Plano Inverno 2017 de Petrópolis, organizado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, que orienta e traça um plano para o combate aos incêndios florestais que atingem a cidade no período de estiagem.

“Essa notificação tem valor educacional também. Esperamos que os responsáveis pelo sítio entendam que esse tipo de técnica pode resultar em um incêndio florestal de grande proporção. Os vizinhos relataram que estão com medo, por conta do tempo seco e os fortes ventos dos últimos dias”, explica Miguel Fausto, chefe do setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, que lembrou as atribuições do órgão público dentro do plano de contingência.

“Uma das nossas atribuições, dentro do Plano Inverno, é fiscalizar e multar quem faz o uso recorrente da prática. Estamos trabalhando em conjunto com outros setores da prefeitura, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais com o objetivo de reduzir os casos de queimadas em Petrópolis”, completa Miguel.

Desde o lançamento do plano em junho, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu 19 denúncias de queimadas, o que gerou nove notificações e duas multas. Além dos prejuízos para a fauna e flora, a prática fragiliza o solo, aumentando as chances de acontecer uma tragédia durante o verão.

“Além de proteger a área verde do município, também estamos preocupados com o que pode vir durante o verão. Por isso, disponibilizamos um número de celular que funciona 24 horas, todos os dias da semana, para recebermos as denúncias”, explica Fred Procópio, secretário de Meio Ambiente.

As multas para quem for pego provocando queimadas variam de acordo com o tamanho atingido pelas chamas e podem ser entre R$ 14 mil e 700 até R$ 44.100. As denúncias podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones: (24) 2233-8180 e (24) 98828-8633.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis