Meio Ambiente instala placas de orientação na Posse, Brejal e Taquaril na quinta-feira

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Secretaria de Meio Ambiente instala placas de sinalização e de orientação em cachoeiras e áreas de preservação permanente na Posse, no Brejal e no Taquaril na próxima quinta-feira (10.01). São 12 dicas de segurança para os frequentadores, entre elas, os riscos de correntezas, pedras escorregadias e cuidado com as crianças. O material contém também questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas.

Na Posse, a instalação acontece nas regiões do Córrego Grande e do Contrões. No Brejal, o trabalho será realizado na Cachoeira do Brejal, além da Cachoeira do Taquaril e na Estrada do Taquaril, em uma área de preservação permanente. Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente colocou 180 placas em diversas cachoeiras, trilhas ecológicas e áreas de preservação ambiental do município.

“Neste ano, vamos chegar a 400 placas instaladas por toda a cidade nesses locais”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, garantindo que a ação é uma maneira de mostrar que o poder público também está presente nessas regiões, garantindo mais segurança aos frequentadores.

“O objetivo é conscientizar, alertar e educar sobre os perigos que as áreas podem apresentar para os usuários. Muitas pessoas não sabem que algumas práticas nesses locais, são bastante perigosas e às vezes até criminosas. É uma ação de prevenção e que vai trazer diversos benefícios para a cidade”, completa o prefeito.

O setor de Educação Ambiental tem mais de 70 trilhas catalogadas no município e 15 cachoeiras com boa acessibilidade. As trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, por exemplo, já são sinalizadas. A instalação das placas pelo município segue um cronograma de ações do Projeto Inteligência Ambiental, do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

“Queremos aumentar as vertentes da Educação Ambiental e, por conta disso, realizamos um trabalho também nas escolas. A ideia é evidenciar as ações para todo o município. O projeto Inteligência Ambiental, é um trabalho que teve uma pesquisa completa para fosse desenvolvido com total fundamento, dentro da realidade da cidade”, aponta o coordenador de Educação Ambiental, Anderson Maverick.

Instalação de placas em trilhas acontece no sábado no Rocio

Uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), através da Superintendência de Esportes e Lazer e o Centro Excursionista Petropolitano (CEP), vai realizar a instalação de placas de orientação na trilha do morro do Bonet, no Rocio, no próximo sábado (12.01). O mesmo material será colocado na trilha do Morro dos Palmares, em Araras, e na Pedra do Cortiço, no São Sebastião.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.