Os pais e responsáveis dos alunos que participam de cursos e oficinas na Casa da Educação Visconde de Mauá poderão fazer a renovação das matriculas do dia 5 ao dia 9 de novembro. Já o período para as matriculas novas será de 12 a 23 de novembro. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone 2246-8661.

“A Casa da Educação já é reconhecida como um importante polo de atendimento para alunos da rede municipal na oferta de cursos e oficinas gratuitas no contraturno escolar. O número de alunos atendidos vem crescendo desde 2017 e a expectativa é de que mais de mil crianças sejam atendidas na Casa em 2019”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Os alunos que já estudam na Casa terão que levar para a renovação declaração escolar e comprovante de residência. Já os alunos novos terão que fazer a matricula entre 12 e 23 de novembro e precisarão levar cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante se residência, cópia do RG do responsável, declaração escolar e foto 3×4.

Na Casa são ofertados 19 cursos, sendo onze ofertados exclusivamente para alunos da rede municipal e outros 8 são resultados de parcerias. Os cursos disponibilizados somente para alunos da rede municipal são: ballet (4 a 16 anos), desenho (8 a 17 anos), capoeira (4 a 12 anos), fotografia (5º ao 9º ano), inglês (5º ao 9º ano), judô (7 a 14 anos), musicalização infantil (4 a 5 anos), prática de conjunto (8 a 18 anos), teatro (6º ao 9º ano), violino (8 a 17 anos) e violão (8 a 17 anos).

Já os cursos e oficinas realizadas através de parcerias e que aceitam alunos de outras redes são: Companhia Musical Maestro Guerra Peixe – violino (4 a 17 anos), Canto Coral (7 a 17 anos) e flauta (7 a 17 anos); Coral das Princesas de Petrópolis – Canto Coral (meninas de 8 a 16 anos);Orquestra Jovem de Violões Raphael Rabello – violão (8 a 18 anos, desde que passem pelo teste de nível) e Coral dos Anjos – pessoas de todas as idades.

Mais de mil vagas em 2019

O atendimento na Casa da Educação vem crescendo continuamente. No início da gestão – em 2017 – apenas 180 alunos atendidos. No mesmo ano, graças ao empenho da direção da Casa o número saltou para 700 alunos atendidos e nesse ano já são 800 alunos participando de atividades no contraturno escolar. A expectativa é de 1100 alunos sejam matriculados na Casa em 2019.

“É importante que os pais que ainda não matricularam os filhos em um dos cursos conheçam a Casa da Educação. No local os alunos são atendidos com muito carinho por profissionais experientes e os cursos são uma ótima oportunidade para estimular os talentos dessas crianças”, contou a secretária de Educação, Samea Ázara.

“Dirigir a Casa da Educação Visconde de Mauá é exercer a verdadeira Educação em que nossa equipe acredita, valorizando os indivíduos de forma integral, criando um ambiente de autonomia e criticidade e preparando as novas gerações para a vida. Ao assumir a direção da Casa, o prefeito nos pediu uma escola viva. E a vida pulsa no cotidiano da Casa da Educação. Feliz pela oportunidade de otimizar espaços e equipes para receber ainda mais alunos”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.