Patricia Granzinoli
Bar do Horto em Itaipava
Parada obrigatória
Geraldo Ventura Dias veio de Juiz de Fora–MG para cantar sobre as belezas da Serra Petropolitana. Os que lá estudaram certamente se recordam destes versos: "quem pensa que é feliz em outra terra é porque ainda não viveu aqui”. Independentemente de concordar com o mineiro, não há como negar que a única Cidade Imperial da América Latina encanta com seu clima agradável e suas montanhas verdejantes, sem falar de sua relevante arquitetura.
No Centro Histórico, podemos conhecer a casa de Santos Dumond ou patinar de pantufas pelo Palácio Imperial. Quem sabe o Trono de Fátima ou a Catedral São Pedro de Alcântara sejam as escolhas perfeitas para religiosos. São inúmeras as opções turísticas, tornando quase impossível a missão de traçar um roteiro enxuto para um único final de semana. Algumas curiosidades sobre personalidades petropolitanas: Jô Soares foi aluno do Colégio São José de Petrópolis, já o playboy Jorginho Guinle e os políticos Roberto Jefferson, Yuri Moura e Tarcísio Motta, assim como os atores Rodrigo Santoro, Guilherme Fontes e a maravilhosa Camila Morgado são nascidos no município… curiosidades e talentos não faltam na Serra.
Além disso, vale o conselho de se aventurar até o terceiro distrito e conhecer Itaipava, região apreciada pelo ecoturismo e rico cenário gastronômico. Um espaço que surgiu no endereço atual, outrora conhecido como antigo caminho de Minas Gerais, foi idealizado pelo Sr. Manoel Ribeiro, proprietário do Bar do Horto, e por seus incentivadores e grandes personalidades do cenário cultural carioca, os cartunistas Lan e Jaguar e o ator Hugo Carvana. São 35 anos agradando a gregos e troianos, não há quem possa resistir aos divinos pastéis ou a cerveja estupidamente gelada. É bom deixar claro que o atendimento é apressado, mas muito cordial. O cardápio é vasto e variado, a pimenta é deliciosa e caseira, o espaço abriga aquele cliente feliz que aprecia uma boa conversa, a todo instante chega gente de todos os lugares trazendo um sorriso e os olhos brilhantes em busca de uma boa mesa.
Nada mais petropolitano do que terminar a semana no Horto de Itaipava. Pega essa dica e suba a Serra!
COMENTÁRIOS