Patricia Granzinoli
![](https://www.portalgiro.com/arquivos/usuarios/afdf916d49398b240952da0e022a5876.png)
Bar do Horto em Itaipava
Parada obrigatória
![Bar do Horto em Itaipava](https://www.portalgiro.com/arquivos/colunistas-materias/443/c372e89293467ca9cfbefa355ad98bda.jpg)
Geraldo Ventura Dias veio de Juiz de Fora–MG para cantar sobre as belezas da Serra Petropolitana. Os que lá estudaram certamente se recordam destes versos: "quem pensa que é feliz em outra terra é porque ainda não viveu aqui”. Independentemente de concordar com o mineiro, não há como negar que a única Cidade Imperial da América Latina encanta com seu clima agradável e suas montanhas verdejantes, sem falar de sua relevante arquitetura.
No Centro Histórico, podemos conhecer a casa de Santos Dumond ou patinar de pantufas pelo Palácio Imperial. Quem sabe o Trono de Fátima ou a Catedral São Pedro de Alcântara sejam as escolhas perfeitas para religiosos. São inúmeras as opções turísticas, tornando quase impossível a missão de traçar um roteiro enxuto para um único final de semana. Algumas curiosidades sobre personalidades petropolitanas: Jô Soares foi aluno do Colégio São José de Petrópolis, já o playboy Jorginho Guinle e os políticos Roberto Jefferson, Yuri Moura e Tarcísio Motta, assim como os atores Rodrigo Santoro, Guilherme Fontes e a maravilhosa Camila Morgado são nascidos no município… curiosidades e talentos não faltam na Serra.
Além disso, vale o conselho de se aventurar até o terceiro distrito e conhecer Itaipava, região apreciada pelo ecoturismo e rico cenário gastronômico. Um espaço que surgiu no endereço atual, outrora conhecido como antigo caminho de Minas Gerais, foi idealizado pelo Sr. Manoel Ribeiro, proprietário do Bar do Horto, e por seus incentivadores e grandes personalidades do cenário cultural carioca, os cartunistas Lan e Jaguar e o ator Hugo Carvana. São 35 anos agradando a gregos e troianos, não há quem possa resistir aos divinos pastéis ou a cerveja estupidamente gelada. É bom deixar claro que o atendimento é apressado, mas muito cordial. O cardápio é vasto e variado, a pimenta é deliciosa e caseira, o espaço abriga aquele cliente feliz que aprecia uma boa conversa, a todo instante chega gente de todos os lugares trazendo um sorriso e os olhos brilhantes em busca de uma boa mesa.
Nada mais petropolitano do que terminar a semana no Horto de Itaipava. Pega essa dica e suba a Serra!
COMENTÁRIOS