Coluna do Xirica
O Bota é fogo! Assou o galo em Buenos Aires!
O Botafogo é campeão da taça Libertadores da América de 2024
Partida realizada neste sábado 30 nov 2024 no Monumental de Nuñez na Argentina. O Botafogo bateu o galo por 3x1 num jogo emocionante. Logo no início do jogo o Botafogo perdeu Gregore, expulso por dar uma entrada com pé alto no rosto do Fausto Vera. O Atlético MG veio pra cima do botafogo, que passou a jogar na defensiva. A seguir Hulk mandou uma bomba, mas John estava atento espalmando pro lado. O galo rodou a bola de um lado para o outro, tentando surpreender o Botafogo que se manteve vigilante na marcação.
O Atlético-MG teve a posse de bola, mas o Botafogo estava vivo no jogo. Aos 35', o Botafogo foi ao ataque, houve um bate e rebate na área do galo, a bola sobrou na pequena área pro Luiz Henrique, que bateu cruzado pro gol , abrindo o placar 1x0 fogão.
Aos 39', o Luiz Henrique foi lançado no ataque, dividiu com o goleiro Everson do Atlético, o VAR chamou a arbitragem marcando pênalti pro fogão. Era muito pro meu visual, Alex Telles bateu com segurança, aumentando a fatura pra 2x0 fogão. O galo continuou com a posse de bola, até o fim do primeiro tempo, mesmo com 1 jogador a menos , vencendo por 2x0. A bola voltou a rolar pro segundo tempo, o galo fez 3 mexidas , saíram Scarpa, Lyanco e Franco Vera, entrando Vargas , Bernard e Mariano. Antes do primeiro minuto de jogo, o galo marcou o seu gol , através do Vargas de cabeça, após cobrança de um escanteio , diminuindo a diferença pra 2x1 fogão. O jogo ficou dramático, o galo veio pra cima, mas perdia chances claras de gol. Artur Jorge precisava agir rápido , fazer alguma coisa pra melhorar o Botafogo, dar um novo fôlego. Então, aos 58', sacou do time, Savarino, Alex Telles que tinha levado o cartão amarelo , entraram Danilo Barbosa e Marçal.
O Atlético-MG continuou mandando no jogo, mas desperdiçava as oportunidades de gol. Aos 90', Artur Jorge tirou Igor Jesus, colocando Alan pra fechar o meio e dar suporte ao ataque. E não deu outra ! Aos 90+7', Junior Santos foi lançado na direita, chega na linha de fundo, passou no meio de dois , lançou Mateus Martins que dividiu com a zaga, a bola sobrou pro Júnior Santos que acompanhava a jogada, só escorou pro gol, fazendo 3x1 Botafogo. O árbitro trilou o apito , com o botafogo se sagrando campeão da libertadores da América pela primeira na história, carimbando o passaporte pra Recopa sulamericana, torneio intercontinental e mundial de clubes em 2025. Além disso , o Botafogo lidera o brasileiro, faltando 2 rodadas pra terminar o campeonato, tendo grande chance de ganhar mais um titulo. Parabenizo toda a cúpula do botafogo , juntamente com os jogadores, que tem mostrado ao longo do campeonato, que um trabalho feito com seriedade, responsabilidade e competência, fez com que o Botafogo se tornasse a melhor equipe da América do Sul, sendo aplaudido no mundo todo, relembrando os velhos tempos, onde brilhava na vitrine do futebol mundial.
COMENTÁRIOS