Foto: Divulgação

“Marte Um” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

Além de "Marte Um", outros 28 filmes estavam na disputa
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O longa-metragem “Marte Um” foi escolhido para ser o representante brasileiro no Oscar de 2023. O filme disputa a indicação da categoria de Melhor Filme Internacional.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (5), pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais após uma reunião presidida por Bárbara Cariny, presidente da comissão que selecionou o filme.

“A escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. ‘Marte Um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, ressaltou Bárbara.

O longa se passa na periferia de Contagem, no estado de Minas Gerais, retratando a história de uma família negra que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de passar pelas eleições presidenciais. Durante o filme, é mostrado lutas e tensões vividas pelo casal de personagens Tércia (interpretada por Rejane Faria) e Wellington (interpretado por Carlos Francisco), assim como as descobertas de seus filhos Deivid (interpretado por Cícero Lucas) e Eunice (interpretada por Camilla Damião).

A produção cinematográfica busca uma vaga entre os cinco lugares na categoria de Melhor Filme Internacional. A cerimônia do Oscar de 2023 está prevista para acontecer no dia 12 de março.

Além de “Marte Um”, outros filmes entraram na disputa pela indicação. 28 filmes estavam inscritos e aptos para disputar a vaga, mas somente “Marte Um” foi o vencedor seguindo para a próxima fase de seleção. A escolha foi feita em dois turnos e apenas seis foram selecionadas para segundo turno.

Os finalistas foram:

  • “A mãe”, de Cristiano Burlan
  • “A viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky
  • “Carvão”, de Carolina Markowicz
  • “Marte Um”, de Gabriel Martins
  • “Pacificado”, de Paxton Winters
  • “Paloma”, de Marcelo Gomes

A confirmação dos indicados está prevista para o dia 24 de janeiro de 2023.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.