Foto: Divulgação

Maratona de Desenvolvimento HackAPAE acontece neste sábado (27) em Nova Friburgo

Evento pretende aumentar a captação de doações para a APAE e conta com o apoio da Estácio
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo realiza a primeira Maratona de Desenvolvimento: HackAPAE, promovido pela Liga Nova Friburgo Júnior e que conta com o apoio da Estácio fazendo parte da organização do evento, marcado para este sábado, dia 27. A ação tem como objetivo aumentar a captação de doações e engajamento da juventude na instituição e contará com a premiação da equipe vencedora e disponibilização de um curso para todos que participarem.

A APAE de Nova Friburgo é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que há 40 anos atende pessoas com deficiência e suas famílias, com o objetivo de promover sua inclusão e garantir a defesa dos seus direitos. Ao longo dos anos a organização obteve uma parte importante de sua renda através de doações e o contato com seus benfeitores era realizado através dos telefones fixos, mas com esse meio de comunicação se tornando obsoleto, a APAE encontra dificuldades de manter as relações.

Com isso, surgiu a ideia do HackAPAE, que visa desenvolver um meio de aumentar a captação de doações com ferramentas modernas de comunicação e estimular formas de engajar a juventude como voluntários em atividades do dia a dia. O projeto é uma iniciativa da união das empresas juniores ligadas a universidades do município, Liga Nova Friburgo Júnior, que tem como ideia promover eventos de impacto social, InovaFri Serra do Silício e ACIANF, entre outros parceiros.

O presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo e professor da Universidade Estácio de Sá, Marcelo Verly ressalta que a APAE alcança moradores não só da cidade, mas de toda região: “Esperamos mobilizar os jovens em busca de soluções para as dores da APAE e aproximar as instituições de ensino e a juventude da instituição, contribuindo para essa cultura de concursos de projetos e soluções de problemas”.

O HackAPAE terá uma dinâmica competitiva, utilizada em empresas para aguçar a criatividade da equipe de colaboradores de maneira mais desafiadora e divertida. Sua metodologia tem o objetivo de gerar insights e pensar soluções para problemas específicos.

Para participar, basta inscrever a sua equipe, através do site do evento www.hackapaenovafriburgo.com.br. O time deve ser composto por, no mínimo, três pessoas e, no máximo, cinco. O evento terá o número máximo de 50 pessoas e de 10 equipes. Cada equipe terá um líder, responsável pela inscrição e representante para eventuais contatos entre a organização e os participantes. Não há limitação de cursos ou instituições, apenas que seja maior de 18 anos e concorde com o regulamento, o termo de autorização de imagem e LGPD.

O dia do evento

No dia 27 de agosto, sábado, as equipes deverão chegar pontualmente no local onde serão apresentados os cases e alocados em suas mesas de trabalho. Os participantes contarão com acesso à internet e mentores para ajudar na orientação do desenvolvimento do case.

A utilização de equipamentos próprios, como celulares e/ou notebooks, é recomendada para o desenvolvimento final do case na fase presencial, porém, o evento também disponibilizará alguns notebooks próprios para as equipes que precisarem.

Ao final, o projeto de cada time será avaliado por uma banca que decidirá por uma equipe vencedora. Mas, será possível também que as ideias não-vencedoras possam vir a ser armazenadas para uso futuro. Haverá premiação para a equipe vencedora, e a disponibilização de um curso para todos que participarem como equipes.

O evento será realizado no dia 27 de agosto, das 8h às 17h, na Apae Nova Friburgo, localizada na Rua Ventura Spargoli, 292 – Conselheiro Paulino, Nova Friburgo. Os participantes receberão, gratuitamente, um almoço e coffee break.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.