Manifestantes não concordam com fechamento de unidade escolar condenada pela Defesa Civil

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Pais e responsáveis dos alunos da Escola Municipal Nilo Peçanha, localizada no Pedro do Rio, se reuniram, nesta terça-feira (15), em manifestação contra o fechamento definitivo da unidade de ensino. Eles alegam que a Prefeitura agiu de má fé quando, em uma reunião, pediu para os pais assinassem um termo autorizando a transferência dos alunos para outro prédio, sem deixar claro da decisão sobre o fechamento definitivo da escola.

Ainda de acordo com os pais e responsáveis, o fechamento desta Unidade Escolar foi de forma inesperada e sem a prévia comunicação e sem a garantia da participação da comunidade escolar, violando os princípios da gestão democrática e vedação do retrocesso.

Diferente das alegações sobre comunicação prévia, a Prefeitura disse ter recebido no último mês os pais e os alunos na a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues que conheceram as dependências do prédio da nova escola.

Em um abaixo assinado realizado em uma plataforma virtual, que já possui mais de mil assinaturas colhidas em apenas dois dias, os pais e responsáveis solicitam o não fechamento da Escola Municipal Nilo Peçanha, com a finalidade de que não ocorra a sua extinção. Eles consideram a escola um marco da comunidade, existindo a mais de 80 anos.

Em resposta às manifestações dos pais e responsáveis dos alunos, a Prefeitura enviou nota informando que a medida adotada é preventiva, visto as recomendações da Defesa Civil que vistoriou o prédio.

“A medida é preventiva e visa a segurança e conforto dos alunos. A escola Nilo Peçanha, sem reforma desde 2009, tem rachaduras e infiltrações, por ser próxima a um córrego. A Defesa Civil recomendou a não utilização do prédio depois de vistoria acompanhada pela Defensoria Pública. Os alunos foram transferidos para a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues que fica à apenas 500m da EM Nilo Peçanha. Em dezembro, pais e alunos da Nilo Peçanha foram recebidos na a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues e conheceram dependências do prédio da nova escola. Importante ressaltar que não houve alteração para as crianças que utilizam o transporte escolar, que continuará garantido aos alunos”, informa a prefeitura.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.