Centenas de pessoas se mobilizaram na tarde desta quinta-feira (25), na Candelária, no Centro do Rio de Janeiro, para se manifestar em apoio ao futebolista Vinicius Júnior, que foi vítima de racismo na partida entre Real Madrid e Valencia, no último domingo (21). Diversos torcedores do Valencia chamaram o brasileiro de “macaco”, durante o duelo.
Os protestos começaram por volta das 10h, quando uma comissão foi até o consulado da Espanha, na Zona Sul, entregar um requerimento exigindo que tomem atitudes antirracistas, com o objetivo de punir os torcedores que cometeram as injúrias.
No final da tarde, os mesmos se reuniram na Candelária, passando pela Avenida Rio Branco e seguiram até a Cinelândia. Os manifestantes estavam com um cartaz escrito: “Não é futebol, é racismo! Lugar de racista é na cadeia!”.
É importante destacar que estes protestos contaram com a participação de cerca de 150 entidades, entre elas estão: Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), Educafro, Movimento Negro Unificado (MNU), além de grupos como Movimento Popular de Favelas (MPF) e o Movimento Torcedores pela Democracia. Além disso, representantes culturais também fizeram parte deste movimento, como Quilombo Agbara Dudu e dos blocos de rua, como o Imprensa Que Eu Gamo, o Só Toca Bloco, o CarnalutaRJ. Algumas organizações profissionais também apoiaram, entre elas Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação e a Cojira/RJ e a Associação Advocacia Preta Carioca.
Caso
O jogador foi chamado de “macaco” neste domingo (21), durante partida contra o Valencia, e paralisou a partida para denunciar os crimes para o árbitro da partida. O Real Madrid, anunciou na manhã desta segunda-feira (22), que fez denúncia ao Ministério Público Espanhol, sobre crimes de ódio e descriminação contra o Atleta brasileiro Vinícius Júnior.
Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação…
— Vini Jr. (@vinijr) May 21, 2023
Vale lembrar que esse não é um caso isolado, o brasileiro vem sofrendo com o racismo durante o ano todo, principalmente em partidas “fora de casa” no campeonato espanhol.
Leia mais sobre o caso: https://portalgiro.com/vinicius-junior-sofre-racismo-na-espanha-mais-uma-vez/
Cristo Redentor teve luzes apagadas por uma hora em solidariedade ao brasileiro
O Cristo Redentor teve suas luzes apagadas durante uma hora nesta segunda-feira (22), em solidariedade ao atleta Vinícius Junior, que sofreu ataques racistas durante a partida entre Valencia x Real Madrid, que ocorreu ontem (21), na Espanha.
Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta.
— Vini Jr. (@vinijr) May 22, 2023
Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo… pic.twitter.com/zVBcD4eF8k
Comentários estão fechados.