Foto: Jonathan Abade

Mangaratiba celebra Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e, o Dia Nacional de Tereza de Benguela, importante quilombola brasileira. Pensando em celebrar a data, a Subsecretária de Políticas da Públicas para Mulheres (SPPMULHER) da Prefeitura de Mangaratiba promoveu uma ação no Centro Cultural Cary Cavalcanti, onde foram realizadas palestras, apresentações e roda de conversa com o objetivo de celebrar a resistência das mulheres negras na sociedade.

Segundo a subsecretária da pasta, Dra. Gabi, o evento teve como objetivo dar visibilidade a luta das mulheres negras.

“É um dia de resistência das mulheres negras contra o racismo, o patriarcado e a discriminação. Então, é muito importante que pensemos em estratégias e políticas que possam fortalecer as mulheres negras, que são as que mais sofrem violência, mas também celebrar e honrar as suas conquistas. E nosso foco é continuar trazendo mais resultados”.

Foram realizadas palestras sobre Saúde da Mulher pela coordenadora da Casa Rosa, Clarice Antunes; Violência contra a Mulher Negra, pela representante do ArteViva, Greyce Moura, e, de Saúde Mental, realizada pela assistente social do CAPS, Marluce Fernandes.

Também foram promovidas rodas de conversa com o Núcleo da Terceira Idade de Itacuruçá, que abordou o tema “Sabedoria”, e das Quilombolas Vânia e Bárbara Guerra, com a participação da historiadora Miriam Bondim. O Grupo de Quilombola da Marambaia e a cantora Daniele Valente também se apresentaram durante o evento. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.