Foto: Divulgação

Mamãe Noel e Duendes distribuem máscaras de proteção na Rua Teresa

Objetivo é promover conscientização sobre o uso de máscaras

Neste sábado (12) personagens vestidos de Mamãe Noel e Duendes farão a distribuição de máscaras de proteção, gratuitamente, na Rua Teresa. A ação pretende promover um alerta sobre a importância de continuarmos usando o item de proteção individual durante a pandemia. A distribuição acontece a partir das 12h em pontos espalhados pela Rua Teresa.

“Acompanhamos os números de covid-19 em Petrópolis e em outras partes do país e os casos estão crescendo. Sabemos o quanto os protocolos de higienização e proteção contra o vírus são importantes, por isso vamos distribuir as máscaras gratuitamente. As lojas da Rua estão aplicando todas as medidas de biossegurança nos estabelecimentos, entre eles a exigência do uso das máscaras dentro das lojas, tanto por colaboradores quanto por clientes”, explica Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE).

A ARTE ressalta que o uso de máscaras é obrigatório em Petrópolis por determinação em decreto. De acordo com o Ministério da Saúde, a “utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.”

O MS ressalta que o uso da máscara caseira ajuda na prevenção da covid-19 desde que associada a outras medidas de prevenção, como:

·         Distanciamento social

·         Cumprimento da etiqueta respiratória

·         Higienização das mãos

·         Limpeza e desinfeção de ambientes

As máscaras são de uso individual. Ao serem utilizadas devem cobrir totalmente boca e nariz e ficar bem ajustadas ao rosto.

Outras recomendações importantes:

·         Lave as mãos com água e sabão, antes de colocar e retirar a máscara;

·         Remova a máscara pelo laço ou nó da parte de trás e evite tocar na parte da frente;

·         Lave a máscara e as mãos com água e sabão e/ou em solução com água sanitária;

·         A máscara precisa estar seca para ser utilizada de novo;

·         Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade;

·         Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também