O movimento em todo Centro Histórico de Petrópolis neste fim de semana reforçou que a 29ª Bauernfest vem atraindo milhares de turistas não só para a festa, como também para toda a cidade.  Assim como aconteceu nos primeiros dias da Festa do Colono Alemão, este sábado (30.06) foi marcado por pólos de moda, ruas e pontos turísticos lotados. Nos espaços destinados aos veículos de turismo, como o Quitandinha e um trecho da Rua da Imperatriz, no Centro, ônibus e vans chegavam a todo momento com grupos vindos, principalmente, do Rio de Janeiro.

Foto: Marcello Santos

O dia de céu azul e sol ajudou a atrair os visitantes a Petrópolis. O prefeito Bernardo Rossi destaca que a Bauernfest é o ápice da alta temporada no município e o objetivo é deixar uma boa impressão para que o turista retorne em outras épocas do ano. “O turismo é um dos pilares da nossa economia, por isso valorizamos tanto a Bauernfest. Ela atrai visitantes de diversos estados do país. Elas gostam do que encontram e voltam em outras oportunidades. Por isso é tão importante que o petropolitano seja o anfitrião dessa festa, que receba bem os turistas”, destaca.

Neste último fim de semana da 29ª Bauernfest, muitos grupos estão aproveitando para conhecer outros atrativos que a cidade oferece. Entre os mais procurados está a Rua Teresa. A advogada e professora Régia Beatriz Almeida, que é moradora de Cabo Frio, disse ter visto fotos e a divulgação da festa na internet e decidiu conhecer o evento, mas também não deixou de aproveitar para fazer umas comprinhas.

“Fiquei encantada com o que vi nas redes sociais e decidi vir para Petrópolis para curtir a festa. Cheguei na sexta-feira (29.06) e adorei. Ai resolvi passar também na Rua Teresa, mas à noite eu volto pra festa”, explica ela.

O pólo de modas vem disponibilizando transporte exclusivo e gratuito para clientes -Bauernfest X Rua Teresa. Neste sábado, as lojas estiveram cheias durante todo o dia. Muitos grupos que vieram do Rio para a festa também aproveitaram para ir às compras.

O motorista Marcelo Rodrigues trouxe um grupo de 46 pessoas para a cidade. Segundo ele, esta já é a terceira vez que subia a Serra desde o início da festa: “Os cariocas adoram essa festa e também adoram a cidade. Muitos passageiros estavam vindo pela primeira vez e ainda iriam passar nos pontos turísticos e na Rua Teresa. E o legal é que, quando eles gostam, eles voltam e começam a incentivar outras pessoas a virem também. Amanhã (domingo) eu acredito que vou voltar com outro grupo”, frisa.

Só no primeiro fim de semana da festa foram registrados mais de 450 veículos de turismo, entre ônibus e vans chegando em Petrópolis. Para estes últimos dias a expectativa é de manter o número ou até aumentar o movimento.

Nos pontos turísticos não foi diferente. O dia também foi aproveitado pelos que queriam saber um pouco mais sobre a história da cidade. Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, entre outros, estiveram lotados. A bancária Juliana Pereira, por exemplo, moradora do Rio, chegou à Petrópolis com amigos e foi direto para o Museu Imperial: “É a primeira vez que venho à cidade. Todo mundo sempre falou e a gente decidiu vir. A cidade é muito maneira, as pessoas são muito educadas”, destaca.

A expectativa é grande também para este domingo, já que o último dia da Bauernfest vai contar com uma programação especial, como o Desfile Folclórico pela manhã, nas ruas do Centro Histórico, e a final do Concurso de Chope a metrô à noite, dentro do Palácio de Cristal.