Mais de mil pessoas foram até a Escola Municipal Geraldo Ventura Dias, no Lopes Trovão, e participaram de mais uma edição da Ação Social da prefeitura. Promovida pela Secretaria de Assistência Social, a ação levou à comunidade os serviços como a emissão de segunda via de RG, aferição de pressão e glicose e ainda contou com recreação e apresentações artísticas, entre outros.

“Estamos fortalecendo as ações sociais para que os serviços da prefeitura estejam cada vez mais inseridos nas comunidades. Nossa meta é levar esta ideia para muitos outros locais. Já são quase 9 mil pessoas atendidas em seis bairros. Unimos forças com as associações de moradores para saber as necessidades de cada local e atender da melhor forma”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

Mais de 20 serviços foram disponibilizados. Entre eles, corte de cabelo, orientação nutricional, teste rápido do programa DST/Aids, aulas de zumba, alongamento, capoeira, atividades da Academia da Saúde, programação para as crianças e massagem.

Para a dona de casa Janeir da Cunha, de 55 anos, a Ação Social foi importante para que ela pudesse fazer procedimentos que geralmente não consegue realizar, por conta do deslocamento. Ela procurou o serviço de emissão de RG e aproveitou para cuidar da saúde.

“É muito interessante receber tantos serviços tão perto de casa. Vim para fazer o RG. Aí, aproveitei, dei uma passada na tenda da saúde e aferi minha pressão e a glicose. Todos estão de parabéns. O atendimento é ótimo! ”, comenta dona Janeir, que acompanhava atenta a apresentação da Banda Marcial Trovão Imperial.

Uma equipe da Defesa Civil também esteve no local entregando cartilhas e orientando os moradores com conhecimentos básicos sobre prevenção a desastres naturais e os cuidados que devem ser tomados na hora de se fazer, por exemplo, uma obra.

“Nossas equipes orientaram os moradores, também, sobre os benefícios sociais e os trabalhos desenvolvidos pelos equipamentos da Secretaria, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil (NAPE-IJ). É um trabalho integrado entre os setores do governo, empresas e as associações de moradores”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

A concessionária Enel, por meio de parceria com a Assistência Social, esteve esta semana com equipes na localidade fazendo palestras, oficinas e troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de led, que são mais econômicas. Foram concedidas até duas lâmpadas por família.

“Com certeza, estas parcerias, tanto com as secretarias quanto com a comunidade e as empresas, fortalecem ainda mais o nosso trabalho. Cada ação que realizamos nos dá mais motivação para continuar promovendo este trabalho e nos dando experiência para ampliar o atendimento”, pontua Denise.

Dia do Trabalhador será de Ação Social na Madame Machado
Além da Lopes Trovão, a Ação Social da Secretaria de Assistência Social já está confirmada para sete comunidades, entre as quais, cinco que ainda não receberam os serviços. Serão as localidades da Dr. Thouzet, 24 de Maio, Cascatinha, Bonfim e Madame Machado. Esta última vai sediar a Ação Social na próxima terça-feira (1º.05), feriado pelo Dia do Trabalhador.

“Vamos levar estes serviços aos moradores do Madame Machado, uma forma de homenagear a comunidade 1º de Maio. Também estaremos com os trabalhos de emissão de RG (precisa levar foto 3×4) e orientações sobre emissão de carteira de trabalho e isenção na 2ª via de certidões. Vai ser um grande dia e contamos com todos os moradores participando conosco”, convida a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

A Ação Social no Madame Machado vai acontecer na quadra da Associação de Moradores da 1º de Maio, que fica na Rua Geraldo Lourenço Dias, número 100, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro. O horário vai ser o mesmo da realizada na Lopes Trovão: das 9 às 14h.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP