Mais de mil pessoas acompanharam a etapa da Copa Rio de voo livre que aconteceu no fim de semana em Petrópolis. Além do torneio, quem foi ao Parque São Vicente curtiu shows com bandas de rock e de forró, assistiu a um documentário com a história da modalidade e pôde aproveitar uma feira com produtos artesanais. Ao todo, 30 atletas disputaram a prova que tinha um percurso de 70 km e aconteceu em duas categorias: Elite, para os profissionais; e Sport, para os iniciantes e amadores. Outros praticantes da modalidade aproveitaram para voar sem participar do torneio.

“É muito bom para Petrópolis receber este torneio. Ele resgata a tradição do voo livre na cidade, traz os competidores de fora para nossa cidade, o que ajuda a movimentar a nossa economia, e também se torna uma opção de lazer para os moradores da cidade. O Parque São Vicente é um espaço muito bom para a atividade e tem um visual lindo, que pode ser desfrutado pelas famílias que prestigiam o evento”, pontua o prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou o primeiro dia da Copa Rio.

No sábado (16.09), o vencedor do dia foi Marcio Rosadas, com 880 pontos, um a mais que Carlinhos Niemayer, que ficou em segundo. No domingo (17.09), por questões de segurança, não houve a competição, mas a pista foi liberada para quem quisesse voar. “No segundo dia os ventos estavam muito fortes, então achamos melhor que não houvesse a competição e mantivemos apenas o resultado de sábado”, explica Cláudio Leal, representante do Petrópolis Voo Clube (PVC), que organizou a etapa.

O superintendente de Esportes e Lazer do município, Hingo Hammes, destacou a presença do público no local. “Um evento como esse é para toda a família. É um esporte muito tradicional na cidade e foi muito bem recebido pelo público. Nossa gestão acredita no potencial que a cidade tem em receber eventos como esse, que atraem turistas e movimentam a economia do município”, explica Hingo.

A etapa contou com nomes importantes da modalidade no cenário nacional, como Geraldo Magela, o Lalado, o maior representante do esporte na cidade e Campeão Brasileiro; o carioca Carlinhos Niemeyer, Campeão Mundial por Equipe na Itália em 1999, duas vezes Campeão Brasileiro, Vice Campeão do Pré Mundial no ano passado em Brasília e Campeão Carioca; Geraldo Nobre, Campeão Brasileiro por três vezes e Campeão Carioca.

“Foi uma festa muito bonita e acredito que a próxima etapa, em novembro, será ainda melhor. É gratificante a gente ter um dia como esse, com tanta gente aproveitando e curtindo. Estamos muito felizes com essa parceria com a prefeitura, que tem dado todo o suporte para os nossos eventos”, disse Lalado, que faz parte do PVC e ficou em quarto lugar no sábado.

A próxima etapa acontece em novembro, nos dias 18 e 19, novamente no Parque São Vicente. A expectativa dos organizadores é reunir mais atletas e oferecer um evento com outros atrativos para o público. “Esperamos melhorar ainda mais o evento para o público. Estamos estudando algumas novidades e em breve teremos boas novidades”, garante Cláudio.

Resultados:

1 – Márcio Rosadas – 880 pontos

2 – Carlinhos Niemayer – 879 pontos

3 – Geraldo Nobre – 877 pontos

4 – Geraldo Magela – 819 pontos

5 – Flávio Guimarães – 817 pontos