A Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) fez a coleta de 84 toneladas de entulho em Nogueira nesta quarta-feira (04.04). O serviço mobilizou 13 homens, uma retroescavadeira, uma pá mecânica e sete caminhões, todos da Força Ambiental.  A remoção do entulho foi feita próximo da Igreja Santo Antônio e Santo Agostinho.

“O trabalho de remoção de entulho é constante, feito em toda cidade e diferentes frentes. A Comdep faz com funcionários e equipamentos próprios, principalmente no primeiro distrito. A Secretaria de Serviços coordena o trabalho da Força Ambiental e atua mais nos outros distritos”, explica o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.

O despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos e de lixo sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800. A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042.

Por isso, a população pode contar também com o Disque Entulho, serviço que coleta até 20 sacos de resíduos volumosos de forma gratuita a partir de agendamentos pelo telefone 2243-7822. Apesar de possuir rotas fixas de segunda a sexta, os moradores de qualquer bairro podem pedir atendimento (os locais fora do cronograma serão atendidos de acordo com a disponibilidade).

Cidade bem cuidada: prefeitura trabalhando nos bairros

A Comdep também fez remoção de entulho em Angélica Lopes de Castro (Valparaíso), Galdino Pimentel, Paulo Hervê, Duarte da Silveira (Bingen), Vila Felipe, Lopes Trovão (Alto da Serra), Vila Rica e São Sebastião.

O serviço de capina e roçada ocorreu em Souza Franco, UPA Centro, Piabanha (Centro), Hermogenio Silva (Retiro), Tancredo Neves, Capitão Paladini, Custódio Ferreira (São Sebastião), Oswaldo de Freitas (Castelânea) e Olga Castrioto.

O tapa-buraco ocorreu em Sargento Boening, Caxambu, Silva Jardim, Rua Teresa, 24 de Maio e Rua Alberto Shaefer. Para o trabalho, foram usados quatro caminhões com 60 toneladas de asfalto no total, 32 funcionários e quatro rolos compressor.

A Secretaria de Obras ainda fez manutenção de rede de águas pluviais em Rua Jacinto Rabelo (Alto da Serra), Travessa Manoel Ferreira da Silva (Caxambu), Rua Joaquim Manoel Dávila (São Sebastião) e Rua Alberto Schaefer (Cascatinha). Também houve manutenção e desobstrução de ralos na Rua Paulo Hervê (Bingen) e na Paulo Barbosa (Centro). A Rua Hermogenio Silva (Retiro) teve conserto de ponte de madeira.

A manutenção da rede de iluminação pública aconteceu no Itamarati, Independência e Comunidade do Neylor.

A equipe regional da Posse fez coleta de entulho no centro do distrito, roçada na Jacuba, na Estrada Arnaldo Duckerhof e na Estrada da Conquista e limpeza da Escola Municipal Beatriz Zalescki.

Em Pedro do Rio, houve roçada na Rua Eugenio Zanatta e remoção de entulho na Rua Capitão José Leal.