Fiscalização realizada em um supermercado em Corrêas descartou mais de 80 quilos de alimentos impróprios para consumo. A inspeção flagrou produtos fora da data de validade, além de frios fora da temperatura de congelamento ideal. A ação foi realizada na tarde desta quinta-feira (01.02) pela equipe do Procon Petrópolis, que autuou o estabelecimento e realizou o descarte dos produtos.

A ação foi viabilizada após denúncia de consumidores sobre diversos produtos sendo vendidos com a validade vencida. No local da operação a equipe flagrou garrafas de iogurte, pacotes de pão de pão de queijo, salames, pó de café, peito de frango defumado. Situação ainda mais preocupante foi o número de gêneros alimentícios que devem ser mantidos sobre refrigeração, mas que estavam com a temperatura ideal para manter suas proprietárias nutricionais inadequadas.

“Produtos devem ser mantidos dentro da área de congelamento de maneira adequada. Caso, contrário, pode representar riscos até a saúde, dependendo da situação. Vamos manter a fiscalização firme em torno de supermercados para garantir que a população compre produtos de qualidade. O Procon Petrópolis mantém às portas abertas para verificar denúncias como a que nos levou a realizar essa ação de Corrêas”, destaca o coordenador do órgão municipal, Bernardo Sabrá.

Oitenta e sete pacotes de legumes in natura, 32 de batata rústica, 24 de batata rostinho, seis de mini pão francês, cinco de filé de peito e três de lasanhas que deveriam estar congeladas, foram encontrados sob condições impróprias para venda e consumo. Todo o material foi descartado com material que impossibilite sua venda, com representantes do supermercado.

Em 2017, seis supermercados foram em toda a cidade foram fiscalizados, ocasionando o descarte de mais de 600 Kg de alimentos. Este ano, os fiscais da companhia irão manter uma rotina ainda mais intensa nestes estabelecimentos, o objetivo de diminuir cada vez mais o número de produtos encontrados que expostos aos consumidores, mas que deveriam ter sido descartados.

A população que tiver alguma denúncia, pode e deve procurar o Procon, que possui dois polos de atendimento. A sede do órgão municipal fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, número 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, no Centro. A unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Além disso, o Procon Petrópolis disponibiliza atendimento pela página do órgão no Facebook, pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon, pelo WhatsApp no número (24) 98857-5837 ou pelos telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477.