Mais de 300 pessoas participaram da corrida Petrópolis-Itaipava realizada no último domingo (16.09). Os atletas encararam um percurso de 15 quilômetros que teve a largada na Rua Padre Siqueira, aos fundos do Palácio de Cristal, passando pela Avenida Barão do Rio Branco, Rua Hermogênio Silva e Estrada União e Indústria, até o Parque Municipal, em Itaipava. No geral, entre as mulheres, a vencedora foi Ísis Costa da Silva, da Joetefe, que fez o tempo de 1h06min e16 segundos. No masculino, a vitória foi de José Gutembergue Ferreira, da Pé de Vento, que completou a prova em 50min53seg. O evento contou pontos para os corredores no ranking municipal de corredores de rua, criado este ano pela prefeitura.

A Petrópolis-Itaipava fez parte do calendário esportivo da cidade durante as décadas de 80 e 90, voltando a ser realizada em 2016. Neste ano, a prova seria realizada em maio, mas foi adiada devido à crise de combustíveis naquele mês em todo o país. Mas nada disso impediu a presença dos atletas, que contaram com um staff diferenciado no final da corrida, com açaí, frutas, isotônicos e água.

A prova foi a quarta corrida de rua que somou pontos para os atletas no ranking municipal. Até o final do ano, outros dois eventos contam para a tabela. A próxima será a Petrópolis Night Run, realizada no dia 29 de setembro. Em dezembro, os corredores mais bem colocados serão premiados pela prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e Lazer.

“O objetivo é estimular cada vez mais a corrida de rua na cidade, garantindo mais saúde e bem-estar para a população. A modalidade é considerada a mais democrática do mundo, já que podem participar pessoas de todas as idades, com premiação para os participantes. O calendário esportivo do município conta com mais de 90 eventos, sendo 25 provas de corrida de rua”, afirma Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembrando que todos os eventos esportivos na cidade estão disponíveis no site da prefeitura.

“Vamos premiar os atletas mais bem colocados, buscando estimular a presença nas provas da cidade. O ranking era um pedido antigo dos atletas e dos treinadores, e vai ajudar no fomento da modalidade no município. É importante que todos estejam atentos a nossa programação”, completa Hingo.

Ranking municipal dos corredores de rua

Em janeiro deste ano, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) aprovou a criação desse ranking para os atletas que participam das corridas de rua do município. A proposta é valorizar os atletas de alto rendimento da cidade e motivar a participação de mais pessoas nas provas que contam, em média, com mil pessoas. O ranking atualizado está disponível no site da prefeitura.

Provas que valem pontos para o ranking neste ano:

01/05 – Corrida do trabalhador

16/06 – XC Run

22/07 – Etapa Tecno Day do Circuito Desafio

16/09 – Petrópolis-Itaipava

29/09 – Petrópolis Night Run

21/10 – Corrida Master