Petropolitanos lotaram a Rua do Imperador durante o tradicional Desfile Cívico realizado nessa sexta-feira (07.09) – Dia da Independência. Aproximadamente 1,2 mil pessoas participaram do desfile – entre alunos, instituições e militares.

“Nesse dia em que reforçamos o nosso civismo e mostramos para as gerações mais novas todo o respeito que temos pela nossa pátria e história, aplaudimos as tropas militares, que asseguram a segurança do nosso país, e os nossos alunos da rede municipal de Educação, alegres em poder participar desse momento. Foi emocionante presenciar as famílias petropolitanas prestigiando esse dia”, disse o prefeito Bernardo Rossi no inicio do evento.

Na abertura da solenidade foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro e de Petrópolis, respectivamente, pelo Tenente-Coronel Mandim, do 32° Batalhão de Infantaria Leve; pelo Tenente-Coronel Oderlei Santos, do 26° Batalhão da Polícia Militar e pelo Tenente-Coronel Paulo Renato Vaz, secretário da Defesa Civil.

“Sete de setembro é o dia em que homenageamos a nossa Pátria, mostramos todo o orgulho que temos da nossa Nação e o respeito pela nossa história. Dia em que os quarteis de todo o Brasil desfilam mostrando para a população a importância de se lembrar das conquistas do nosso passado”, afirmou o Tenente-Coronel Mandim.

O público prestigiou o desfile de 20 instituições ao longo da Rua do Imperador. O evento contou com a tradicional revista da tropa feita pelos comandantes das forças militares, banda do 32° Batalhão de Infantaria Leve e desfile motorizado do 32º BIL, Veteranos da Força Expedicionária Brasileira com o Jeep Club, DTCEA (Destacamento de Controle Aereo)– Pico do Couto, 26º Batalhão de Polícia Militar,15º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), Guarda Civil e Defesa Civil.

Após as tropas militares, desfilaram o Grupo dos Escoteiros João XXIII – 35º RJ, 130º Grupo de Escoteiros D. Pedro II, Sindicato dos Bombeiros Civis da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Escola São João Batista – Banda Ampla Visão, Associação Pestalozzi de Petrópolis, que levou para o desfile o seu tradicional lema “Educar com Amor”, LBV – Banda Marcial Boa Vontade que mostrou para o público a importância da reciclagem: “Educar, preservar e sobreviver”, o  Projeto Renascer, formado por pessoas da terceira idade que praticam atividades físicas e culturais, a Banda Marcial Monsenhor João de Deus Rodrigues, o Lions Clube de Petrópolis, Escola Paroquial Nossa Senhora das Graças – Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, Escola São Judas Tadeu – Banda Marcial Frei Aniceto, Clube dos Desbravadores e Aventureiro, EM Johann Noel – Banda Marcial Johann Noel, EM Odette Fonseca – Banda Marcial Odette Fonseca, EM Governador Marcello Alencar – Banda Marcial Dragões do Império, Ordens Maçônicas – Ordem das Filhas de Jó e Ordem DeMoLay e EM Dr. Rubens de Castro Bomtempo – Banda Marcial Imperial Petropolitana.

O público também pôde conferir de perto todo o talento dos 110 alunos do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, na Banda Marcial Imperador Pedro II que comemora 20 anos de fundação e, também as características únicas da Banda Wolney Aguiar, do Colégio Estadual D. Pedro II. Banda que completou nesse ano 61 anos de existência. O desfile foi encerrado com integrantes da Igreja Universal.

“Essa é uma data que é reforçada nas atividades nas escolas da rede municipal. Durante o desfile os alunos têm a oportunidade mostrar todo o orgulho que temos da nossa história, reforçando o nosso civismo. As escolas estão de parabéns e as bandas marciais deram um show a parte”, afirmou a secretária de Educação, Samea Ázara.

O público fez questão de conferir todos os detalhes do desfile até o final. João Carlos Sampaio levou o neto, Pedro Henrique, de 3 anos, para apreciar o desfile. “Fiz questão de trazê-lo. Acho muito importante lembrarmos da nossa história nesse dia. Gosto muito de ver os militares desfilando, meu orgulho por eles é imenso e quero que as próximas gerações também tenham esse sentimento”, contou.

Também prestigiaram o evento secretários municipais, vereadores e o presidente da Câmara de Vereadores, Roni Medeiros.