Mais de 200 eventos esportivos realizados em Petrópolis em dois anos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Mais de 200 eventos esportivos foram realizados em Petrópolis nos últimos dois anos, atendendo a 30 modalidades. Boa parte deles aconteceram graças a parcerias público-privada, que trazem ao município etapas estaduais e nacionais de diversos esportes, como o mountain bike, trail run, enduro de moto, karatê, voo livre e a esgrima. A diversidade de atividades oferecidas contribui com o lazer das famílias petropolitanos, que lotam espaços públicos, como o Parque Municipal e o Centro de Iniciação ao Esporte de Petrópolis, para acompanharem os jogos e competições. Além disso, contribui também com a economia do município: no mesmo período, a prefeitura estima que cerca de 10 mil turistas estiveram presentes nos eventos esportivos realizados.
“Criamos o calendário esportivo da cidade, que fica disponível no site da prefeitura, trazendo todos os eventos previstos para o município. São mais de 30 modalidades oferecidas. Desde o início da gestão, a cidade voltou a receber etapas de torneios importantes, como o estadual de voo livre e de enduro de regularidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando que os eventos aquecem a economia do município. 
“Petrópolis tem um grande potencial para receber os mais diversos eventos esportivos, movimentando o turismo de maneira geral, movimentando a rede hoteleira e o comércio. A nossa gestão trabalha para trazer etapas e eventos de várias modalidades esportivas no município, democratizando o acesso ao esporte”, disse o prefeito. 

Neste ano, por exemplo, mais de 700 corredores participaram do WTR Serra do Mar, evento voltado para os amantes do trail run e das montanhas, realizado no Vale das Videiras. Já na Copa MFX Rio, torneio estadual de enduro de moto de regularidade, participaram 310 pilotos em Itaipava. Os dois eventos foram realizados em novembro e reuniram, ao todo, mais de três mil pessoas. 
“Temos procurado sempre firmar parcerias para trazer para Petrópolis eventos que aqueçam nossa economia. Costumamos receber muitos atletas de fora da cidade e que nunca vêm sozinhos. É uma maneira de deixar a cidade sempre ocupada também na baixa temporada, movimentando o turismo de uma maneira geral”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O mountain bike é outro esporte que atraí diversos turistas para o município. As trilhas chamam a atenção pela beleza e por serem de alto grau de dificuldade e de nível técnico. Neste ano, a prefeitura criou a primeira prova da modalidade permanente no calendário esportivo: a Copa Imperial de MTB. Mais de 400 atletas participaram do evento, que foi realizado em agosto em Secretário. O governo planeja outras ações para fomentar o esporte na cidade.
“Nossa cidade conta com um campeão mundial da modalidade, que é o Henrique Avancini, que vai nos ajudar fomentando o esporte em Petrópolis. A Copa Imperial agora é parte do nosso calendário e vai acontecer nos próximos anos em outros bairros da nossa cidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

As artes marciais também ganham cada vez mais espaço na cidade. Com o apoio da prefeitura, foram realizados o Torres Fight Championship, a nona edição da Copa Petropolitana de Judô e o Open de Judô. O governo municipal promoveu neste mês a primeira etapa do Agita Lutas, com atletas de Taekwon-do, no CIE de Petrópolis. No início do ano que vem, a segunda parte do evento vai contar com praticantes de judô e de karatê.
“O Agita Lutas é um evento que atende a três modalidades, mas que será dividido em duas etapas para que seja mais organizado. Apoiamos uma série de eventos profissionais e amadores que estimulam a prática entre os mais jovens. A nossa cidade conta com atletas renomados no cenário estadual e nacional em diversas modalidades”, disse Hingo.

Calendário esportivo do município do ano que vem já está sendo elaborado
Petrópolis vai receber cerca de 100 eventos esportivos ao longo de 2019. O calendário esportivo da cidade está sendo elaborado e prevê torneios de diversas modalidades, como lutas, corridas de rua, atividades coletivas, como dança e funcional, natação, futebol, futsal, basquete, ciclismo e mountain bike. Os eventos esperados para o próximo ano serão anunciados no início do ano que vem. 


Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.