Atrações culturais, musica, torneios de futebol e vôlei, além de rodas de conversa para conscientizar os jovens sobre o uso abusivo de álcool e drogas, e sobre sintomas da depressão na juventude, fazem parte da programação da Semana da Juventude. Com a temática “Pensando o presente, formando o futuro”, a Semana Municipal da Juventude visa dar mais incentivo e espaço ao jovem da cidade. O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Coordenadoria de Juventude, e foi aberto na noite de sexta-feira (10.08), na Praça da Inconfidência com a participação de mais de 100 pessoas.

 

“Os jovens são o presente e não o futuro, por isso convidamos os jovens junto ao Conselho Municipal de Juventude para construir este evento. Ele é fruto da lei municipal 7.279 de janeiro de 2015, e visa valorizar o jovem e dar mais abertura para sua atuação na sociedade. E uma semana aberta a várias atividades esportivas, atrações culturais, eventos educacionais e debates sobre questões importantes para os jovens”, aponta o coordenador de Juventude Wesley Barreto.

 

A abertura contou com a participação da Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, do Morin, a Orquestra de Câmara de Petrópolis, além de apresentações de dança e musica.

 

 A Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória deu inicio as atrações do evento. Em seguida se apresentaram cantores de Rap da cidade, a Orquestra de Câmara de Petrópolis, a 1° Companhia de Dança do passinho da Região Serrana do Rio de Janeiro, um solo de Dança Afro quem engloba jazz e dança contemporânea, além de teatro e outras atrações culturais.

 

 O cantor de rap da cidade, Winícius Lago, que se apresentou na abertura destacou o espaço que a Coordenadoria de Juventude cedeu aos jovens “É muito importante o jovem ter este espaço. Acho que deveriam ter mais eventos como este na cidade. A Semana da Juventude é toda semana do ano. Foi muito bom essa troca com as pessoas que estiveram aqui. Se tivessem mais eventos como este, sem dúvidas eu participaria e outros jovens também”, comenta Winícius Lagos.

 

Para a criação da semana os jovens foram convidados a dar a sua opinião e suas ideias. O objetivo é que a semana fosse construída para o jovem e pelo jovem petropolitano.

 

 “O Conselho Municipal de Juventude se reuniu com a Coordenadoria de Juventude, a Prefeitura de Petrópolis, e a sociedade civil para ajudar na criação da Semana. Foram muitas reuniões e muito trabalho para tudo acontecer. Estamos só na abertura, mas já posso reafirmar que deu certo. Contamos com a população para estar presente no outros dias de evento que está com uma programação muito bacana”, conta Carem Carolina presidente do Conselho Municipal de Juventude.

 

“Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram a construir a Semana da Juventude, ao Conselho que foi parceiro em todo o processo de criação da Semana, aos voluntários, aos apoiadores da Coordenadoria, e ao prefeito Bernardo Rossi que nos deu a possibilidade de realizar esse evento na praça. Contamos coma participação de todos durante toda a semana que está com uma ótima programação”, completa Wesley Barreto.

 

Participaram ainda da abertura o vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, Willian Vieira, e o vereador Leandro Azevedo, que ressaltaram a importância da juventude ter um espaço na sociedade. Entre os presentes também estiveram outras autoridades locais, jovens apoiadores da Coordenadoria, e o público que prestigiou os jovens talentos da cidade.

 

O coordenador de políticas públicas para a juventude lembra que este ano, a Semana da Juventude também terá um caráter solidário. “A Coordenadoria de Juventude estará arrecadando alimentos com a finalidade de doar para instituições filantrópicas”, conta. O ponto de coleta estará no Gabinete da Cidadania, localizado na Avenida Koeler, 260 – Centro, de 9h às 18h, durante toda a semana da juventude, que tem programação até o dia 17.

           

Confira a programação:

 

11.08

09h – Torneio de Futebol no bairro 24 de Maio

Local: Quadra da Escola Municipal Clemente Fernandes

13h – Torneio de Vôlei

Local: Quadra da COMAC

 

13.08

Roda de Conversa sobre os temas “Prevenção do uso abusivo de álcool e drogas” e “Depressão e suicídio na juventude” e Apresentação e cadastramento do Programa ID jovem

Local: 9h CENIP – 14H Cecília Meireles (Corrêas)

 

14.08 (Aberto ao público)

14h – Debate sobre educação e cidadania

Local: Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni

 

15.08 (Aberto ao público)

14h Roda de Conversa sobre diversidade

Local: Casa da Cidadania – R. Visconde de Souza Franco, 474 – Centro

 

16.08

08h Plantio de mudas de Ipê e sementes para valorização do solo agredido

Local: Cascatinha

11h Doação de Sangue e Arrecadação de alimentos

Local: Hospital Santa Teresa – Rua Paulino Afonso 477, Centro

 

17.08

10h – Torneio de futebol e tarde cultural com música e dança

Local: Colégio Gabriela Ministral – Posse 

 

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP