O sucesso da 29ª Bauernfest foi refletido também no primeiro desfile folclórico desta edição, que foi acompanhado por mais de 10 mil pessoas pelas ruas do Centro Histórico na manhã deste domingo (24.06). Representantes do Clube 29 de Junho, grupos de dança alemã, famílias descendentes dos colonos, bandas e atores percorreram da Rua da Imperatriz até o Palácio de Cristal levando a alegria da cultura germânica para o público, formado por turistas e petropolitanos. A festa ainda vai contar com outro desfile folclórico, no próximo domingo, 1º de julho, além do Desfile de Luzes, no feriado do Dia do Colono, 29 de junho.

“Esse é um dos momentos que mais encantam o público da festa. Vimos as pessoas vibrando com a passagem do desfile, acompanhando, alegres. Os desfiles marcam a tradição germânica em Petrópolis e homenageiam os colonos, que ajudaram a construir a cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Cerca de 600 pessoas participaram do desfile deste domingo, que foi puxado pela Banda Germânica, de Blumenau. Grupos folclóricos como o Bergstadt, o Bauerngruppe, o Petrópolis Danças Folclóricas, o Kaiserstadt Kulturkreis, o Mozel Volkstanzgruppe, o Blumemberg Volkstanz, e o Schmetterling, de Juiz de Fora – MG fizeram a alegria de quem acompanhava o desfile. A música também ficou por conta das três bandas marciais: Imperial Petropolitana, Professora Leila de Souza Castro e Dragões do Império. Além da Bauernband. A passagem dos trenzinhos e do carro com a realeza da festa encantaram, principalmente, as crianças.

Nas ruas o clima era de alegria, com o público cantando e dançando junto. Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, essa é uma das atrações mais esperadas da festa. “É quando celebramos, com muita alegria, a influência da cultura germânica, que vem sendo passada em Petrópolis de geração em geração”. “Tanto petropolitanos, quanto os turistas adoram os desfiles. Isso é muito bom para a cidade. Os visitantes, por exemplo, chegam cedo e ficam o dia todo na festa”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Elogios não faltaram de quem acompanhou o trajeto do desfile. “Tive a oportunidade de ver o desfile e achei maravilhoso. Depois vim pro Palácio para ver as apresentações. Vale muito a pena, quem não veio está perdendo a oportunidade de ver uma festa maravilhosa. É uma cultura diferente, vamos saborear as comidas típicas alemãs, por exemplo. Os pratos típicos são maravilhosos. E a cerveja é tudo de bom”, disse a aposentada Claraindia da Conceição, moradora do Rio de Janeiro.

Domingo com espaços lotados

Assim como todo fim de semana, os espaços oficiais da 29ª Bauernfest estiveram lotados logo nas primeiras horas de abertura da festa. Com um dia de sol, muitos turistas aproveitaram para subir a serra e curtir o dia em Petrópolis. O técnico em mecânica Ivan de Oliveira, que mora no Rio, é um deles. “Vim no ano passado, gostei, e pretendo voltar todos os anos. Acidade é muito legal. O patrimônio cultural aqui é muito valioso. Aqui você aprende a historia do Brasil, da Alemanha e ainda vai curtir uma festa ótima”, frisa.

Palácio de Cristal, o coração da festa, e a Rua Alfredo Pachá ficaram movimentados assim que as barracas começaram a abrir. Mas outros espaços, como o Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) e a Praça da Liberdade, por exemplo, também estiveram lotados. Pela manhã, o que se via eram muitas famílias com crianças por toda parte. A programação se estende até o fim do dia, com grupos de danças folclóricas e bandas.