A próxima campanha de castração de animais – uma parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Estado do Ambiente e o Inea já começa na segunda-feira (08.10).  Nesta campanha serão beneficiadas as regiões de Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera. O objetivo é castrar cães e gatos que vivem próximos às áreas de preservação ambiental.

A campanha vai se estender até o dia 07 de novembro e ficará com as tendas para os procedimentos instaladas nos distritos, em área ainda sendo definida. Os cadastros, no entanto, já estão sendo feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros.

Logo em seguida, em novembro, mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, da Prefeitura, vai castrar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, no Parque Municipal de Itaipava. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.

“Mais do que um serviço, uma ação social que estava paralisada e que conseguimos recuperar. Com as castrações já realizadas e estas que virão vamos chegar ao final do ano com 2,5 mil animais castrados”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

O Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

Ex-secretário de saúde e hoje vereador, Silmar Fortes, firmou a parceria com o Inea quando esteve à frente da pasta. “Todas as ações do município e de outras esferas são bem-vindas”, considera.