Mais 150 kg de lixo eletrônico recolhidos em campanha do Meio Ambiente

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A segunda etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico da Secretaria de Meio Ambiente conseguiu arrecadar cerca de 150 kg de produtos na Praça Dom Pedro nesta sexta-feira (28.12). Foram entregues os mais variados tipos de produtos, como monitores e peças de computadores, impressoras e ventiladores, que foram destinados para uma empresa de reciclagem. A ação tem como objetivo evitar o descarte irregular de produtos eletroeletrônicos, aproveitando o período de Natal em que uma parcela da população compra equipamentos novos e se desfaz do que ficou obsoleto.

“As duas primeiras etapas foram bastante positivas e a gente espera que no próximo ano os números da campanha continuem crescendo. É importante ressaltar que esse recolhimento será itinerante e que vamos chegar a todos os distritos em 2019. Também vamos expandir os locais de recebimento deste tipo de material no próximo ano”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, explicando ainda que dessa forma o descarte do lixo tecnológico pela população será ainda mais fácil.

“O objetivo principal é destinar de maneira correta os produtos eletrônicos que já não funcionam mais ou que o proprietário quer se desfazer. Essa é uma ação que vai fortalecer a importância da preservação ambiental na nossa cidade, em especial, nas áreas que contam com unidades de conservação”, explica o prefeito.

O petropolitano Júlio Miranda, de 58 anos, trouxe de casa peças de computadores antigos, que estavam sem utilidade em casa. Os equipamentos ocupavam parte de um cômodo que serve de escritório. A entrega dos produtos garante que sejam destinados de maneira correta. “O lixo eletrônico é um lixo criado pelo ser humano e que precisa ter um destino correto. É fundamental para as próximas gerações essa consciência de não jogar nenhum tipo de lixo na natureza. Essa é uma iniciativa importante, que vai trazer benefícios para o futuro da nossa cidade”, garantiu Júlio. 

A campanha volta a ser realizada no dia 18 de janeiro, também Praça Dom Pedro. No mês seguinte, a Secretaria de Meio Ambiente vai apresentar um cronograma da campanha que vai atender os bairros mais distantes da cidade. A ideia é facilitar a entrega da população que trabalha ou mora em locais mais afastados do Centro.

“Estamos aproveitando o momento após o Natal, em que muita gente se desfaz de produtos antigos, para conseguir recolher um bom número de equipamentos eletrônicos”, explica Renato Couto, secretário de Meio Ambiente.

Primeira etapa recolheu cerca de 100kg

A primeira etapa foi realizada no dia 14 de dezembro e conseguiu arrecadar cerca de 100 kg de produtos no mesmo local. A população entregou os mais variados equipamentos, como telefones antigos, computadores, impressoras e fones de ouvido que foram destinados para a empresa de reciclagem. A partir do próximo ano, uma sala da Secretaria de Meio Ambiente também será destinada para receber esse tipo de material.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.