Maior feira de invenções do mundo chega ao Rio de Janeiro dias 3 e 4 de novembro com entrada gratuita O objetivo é traduzir o conceito de ‘cultura maker’ nas mais diversas áreas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Um robô voluntário que interage com crianças hospitalizadas. Um jogo para multijogadores inspirado nos Arcades dos anos 1980 que resgata a memória afetiva por intermédio da Realidade Aumentada. Roupas que conectam pais e bebês durante a gestação e, assim, fortalecem o vínculo afetivo entre o pai, o bebê e a gestante durante a gravidez, em situações de distância física. Um grupo de meninas que se reúne para criar, brincar e desafiar robôs. Nos dias 3 e 4 de novembro, essas e outras invenções poderão ser conhecidas de perto – e de graça – durante a Maker Faire Rio de Janeiro, a primeira edição na América Latina da Maker Faire que acontece no recém-inaugurado ExC, no Jardim Botânico. Considerada a maior feira de invenções e entretenimento do mundo, a Maker Faire chega ao Rio de Janeiro com patrocínio da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro. O objetivo é traduzir o conceito de ‘cultura maker’ nas mais diversas áreas, da robótica até as artes, passando por engenharia e ciência para todas as idades.

Com uma programação que inclui exposição de invenções makers, workshops e oficinas, palestras e demonstrações, a Maker Faire Rio de Janeiro contará com mais 100 makers por dia. Profissionais nacionais e internacionais que são referências no assunto, como a designer, pesquisadora e maker Rita Wu, que será a Mestre de Cerimônias da Maker Faire Rio de Janeiro e fará a abertura oficial da programação no palco de palestras nos dois dias de evento, além de conversar com o público durante ou após palestras como as de Francesco Lena, Diego Thuler e Maurício Jabur, e interagir com os demais makers expositores do evento; o professor, empreendedor e Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia Luciano Meira, que propõe a ‘Escola maker’, para tornar o modelo de educação mais inovador; o ‘DevArtist’, Clelio de Paula, maker que é uma mistura de artista e desenvolvedor; e o arquiteto  Ramon Knoester, criador da primeira ilha flutuante habitável do mundo feita a partir de resíduos de plástico encontrados no oceano, além de makers de 19 cidades e oito estados do Brasil selecionados pela curadora Daniela Brayner.

Confira todos os detalhes da programação da Maker Faire Rio de Janeiro:

Exposição:

Ramon Knoester, arquiteto criador da primeira ilha flutuante habitável do mundo feita a partir de resíduos de plástico encontrados no oceano. Apresentará o Recycled Park, primeiro parque verde flutuante do mundo, de 140 m2, inaugurado no dia 4 de julho de 2018, no porto de Roterdã. O Recycled Park foi construído a partir de detritos flutuantes encontrados nos rios e no porto que foram recuperados e reciclados.

Alius, Bartoloseu e Beemaker – Exposição interativa com três bonecos em tamanho humano, totalmente articulados. O público poderá criar cenas ou fotonovelas, também atuando nas cenas. As fotografias serão publicadas nas páginas dos bonecos. Com o maker Daniel Calado.

 

Projetos:

Cyberize – Objeto eletrônico-digital implantável no corpo humano que propicia ao usuário um fluxo de informação direto da internet. Com o maker Levy Fernandes.

Robô Da Alegria projeto voluntário que visa desenvolver um robô para interação com público infantil em ambiente hospitalar. Utilizando ferramentas de hardware e software abertas, e ganhador de prêmios do Instructables: maior site DIY do mundo. Com o maker Igor Fonseca Albuquerque.

Bolha – Uma empresa de design e tecnologia. Criamos soluções combinando hardware, software e fabricação digital a partir da união entre o físico e o digital. Com o maker Nagib Nassif Filho.

 

Experiências:

AR INVADERS – Inspirado nos Arcades dos anos 1980, jogo multiplayer baseado no Space Invaders em Realidade Aumentada. O objetivo é oferecer experiências sensoriais para o espectador criando ativações em tempo real que consigam envolve-los através de imersão e arte. Com o maker Clélio de Paula, Clélio de Paula, DevArtist (artista e desenvolvedor) que investiga afetividade e memória através de holografias em ambientes virtuais. Empreendedor fundador da WeSense.

GIRLPOWER Meninas STEAM – Venham ver e brincar com Robos montados por meninas em uma pista ofical de competição. Crie, como quiser, o seu melhor robô! Robos virtuais desafiarão as meninas e meninos com problemas nas ciências, tecnologia, engenharia artes e matemática STEAM.

Ávidos: Vestíveis para conectar pais e bebês durante a gestação – O sistema Ávidos, composto por dispositivos vestíveis para casais expectantes, consiste em um sistema de comunicação wireless para fortalecer o vínculo afetivo entre o pai, o bebê e a gestante durante a gravidez, em situações de distância física. Um cinto com sensores utilizado pela grávida envia um sinal para um cordão usado pelo pai, que vibra quando o bebê se move. Com a maker Luma Rodrigues.

Coletânea de projetos makers usando Arduino Descubra todo o potencial da robótica e dos controladores open source com Arduíno. Aprenda como o hardware open source pode ajudar na realização dos seus projetos. Com o maker Felipe Elias Bordalo, de 14 anos.

Projeto Morrinho – “Intervenção Ação” Arte com o Projeto Morrinho e a Cia Teatral Morrinho. As oficinas pretendem estimular a pintura em tijolos e sua criatividade com frases diversas – O Teatro como ferramenta de interação, intervenção e abraço coletivo. Com o maker Alexandre Laje.

PiMu – A PiMu nasceu para que todos possam ser capazes de compor música! Desenhe botões, teclas e esquemas com tinta guache, massinha, grafite… e depois toque para sair som. Todos podem compor com PiMu – A primeira lousa de composição do mundo! Com o maker Vitor Moreira.

Remaker – Desmontar brinquedos é o alimento da curiosidade de todo maker, o difícil é remontar igual! Mas para que ser igual? Nesta oficina usamos peças de brinquedos e eletrônicos para criar divertidos objetos! Com o maker Helbeth Trotta.

Franzininho – Franzininho incentiva o empoderamento das pessoas através da tecnologia. Apresentaremos o FranzMakey o Makey Makey Brasileiro de baixo custo, onde podemos interagir com objetos, frutas, talheres, tudo que for condutivo. Além da demonstração dos robôs. Com a maker Diana Santos.

NAVE Labs – Projetos de robótica para educação – Venha conhecer diferentes formas de usar robótica e arduino na sala de aula, projetos para serem feitos juntos de professores e alunos. Com o maker Lucas Soares.

 

Palestras:

Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, professor na Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas do Porto Digital da qual é sócio fundador. A partir da palestra “Escola maker, estilo DIY (fala você mesmo!), propõe reflexão sobre como transformar a escola, seus arranjos sociais e os processos de aprendizagem ao longo da vida através da gamificação e mecânicas de videogames.

LEDdress – um vestido IoT – Esta palestra vai apresentar o mundo da Internet das Coisas, Movimento Maker e possibilidade com Circuitos Vestíveis. Será apresentado o LEDdress, um vestido IoT, com possibilidade de cores através de conexão wifi, desde sua concepção à finalização. Com a maker Gedeane Kenshima.

Snappy 3. A impressora 3d com 98% das peças Impressas por outra impressora 3d. Nesta palestra os participantes serão apresentados a Snappy, a impressora 3d Reprap que entrou para o Guinnes book como o projeto com o maior número de partes autorreplicáveis por outra impressão 3d no mundo. Com o maker Guilherme Razgriz.

 

SERVIÇO:

MAKER FAIRE RIO DE JANEIRO – Sympla

bit.ly/VisiteMakerFaireRIOIngressos gratuitos!

 

PROGRAMAÇÃO:

http://riodejaneiro.makerfaire.com/

A Maker Faire Rio de Janeiro é organizada de forma independente pela Nuvem Criativa sob licença da Maker Media, Inc.

Realização: Nuvem Criativa e Maker Media

Patrocínio: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Oi

Apoio: Leroy Merlin, Nave à Vela e Little Maker

Apoio Cultural: Oi Futuro

Parceria: Vento, Tech Trash, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do Rio de Janeiro, HUB, Bolha, Fabulosa, WeSense.us

 

Sobre a Maker Faire Brasil

Somos a primeira Maker Faire do Brasil e da América Latina!

A Maker Faire é um evento que inspira e diverte milhares de pessoas no mundo inteiro, conectando criatividade, inovação e tecnologia com a Cultura Maker do “Faça Você Mesmo (DIY – Do-it-yourself)” ou “Faça Junto (DIT – Do it together)”.

 

Sobre os organizadores

A Maker Faire Rio de Janeiro possui curadoria e organização da Nuvem Criativa, uma consultoria brasileira em inovação e criatividade. Consideramos a Maker Faire e Maker Media redes de relevância internacional para a cultura Maker mundial e esta parceria visa o crescimento do Brasil como País nato à inventividade, criatividade de soluções por meio de seus inventores. Saiba mais sobre a nuvemcriativa.com.br.

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Na Educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o programa oferece ensino médio integrado e já formou mais de 2 mil jovens em 12 anos de atuação. Os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais no mercado de inovação e tecnologia. Nas escolas do programa, educadores e estudantes elaboram e testam novas metodologias e práticas pedagógicas que possam ser compartilhadas com outras escolas da rede pública e outros contextos educacionais.

Na Cultura, o instituto é um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a cocriação e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, e realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. O Instituto também tem o Museu das Telecomunicações, pioneiro no uso da interatividade no Brasil, e o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical. Também no Rio, o Oi Futuro mantém a Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana.

Na Inovação Social, o Oi Futuro lançou o Labora, laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. O Labora é um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto, e oferece programas de incubação e aceleração para projetos e negócios de impacto social. O Oi Futuro também aposta em projetos esportivos que conectem pessoas e promovam a inclusão e a cidadania.

Numa confluência entre as áreas de Cultura e Inovação Social, nasceu o Lab Oi Futuro, espaço de criação, experimentação e colaboração idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500m², o laboratório abriga o LabSonica e o Labora e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação.

 

Apoio

A Leroy Merlin trouxe para o Brasil quando chegou aqui em 1998 o termo Bricolagem. Nós sabemos qual é a importância do Faça Você Mesmo, seja como Hobby, seja como profissão. Neste ano a Leroy Merlin Brasil abriu um portal de inovação, chamado InovaLeroyMerlin acolhendo ideias de Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Parceiros de Negócios. Então, nada mais natural para nós do que apoiar a Maker Faire Rio de Janeiro e o Hackers Camp do PICNIC BRASIL.

Leroy Merlin a casa da Maker Faire Rio de Janeiro e do PICNIC BRASIL.

 

Sobre o ExC

O ExC é um espaço inédito de conexão, criação e colaboração, no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro.

O local foi construído para receber até 2.000 pessoas nas áreas externas e interna. A proposta é sediar eventos diversificados como casamentos, aniversários, shows, projetos sociais, culturais, workshops, congressos e entretenimento.

Dentro do Jockey Club, o ExC transmite tranquilidade, segurança e possui uma área verde de aproximadamente 400m2 com vistas para o Cristo Redentor e para a pista de corrida dos cavalos.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.