O Torneio para atletas de 17 a 20 anos acontece no próximo dia (23), na Upper Arena, Rio de janeiro e garante titularidade aos campeões nacionais
Os melhores atletas do Brasil de 17 a 20 anos lutam dia 23 (sábado), o Campeonato Brasileiro Júnior de Wrestling 2019. A competição acontece a partir das 10h, na Upper Arena, situada no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro e concede aos campeões dos três estilos olímpicos da modalidade, greco-romano, livre e wrestling feminino, a titularidade para o Pan-americano da faixa etária que acontece em maio, na Guatemala. Um dos destaques é o paraibano Fabio Rodrigues, um dos poucos a lutar os dois estilos masculino do wrestling, livre e greco-romano. Este ano Fabio subiu de categoria e vai disputar ambas disciplinas na categoria até 97kg.
“O objetivo é vencer tanto no livre quanto na greco e poder ter o direito de representar o Brasil novamente em um Pan-americano. O nível está cada vez mais alto e tenho que estar bem fisicamente e psicologicamente para conseguir as duas medalhas de ouro. Além do campeonato, vou participar do campo de treinamento no Parque Olímpico e estou ainda mais motivado”, disse Fabio, prata até 86kg do estilo greco-romano no Pan em 2018.
O campo de treinamento citado por Fábio é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Wrestling e o Comitê Olímpico do Brasil. O treinador búlgaro George Kalchev vai comandar os treinamentos para atletas e treinadores da categoria júnior de 24 a 27 de março. O objetivo é propiciar uma redução de custos para Federações e capacitar o maior número de atletas e treinadores possíveis nas cinco regiões do país. A estadia e alimentação serão custeadas pelo Comitês Olímpico do Brasil para lutadores e técnicos nos dias de treino.

1ª Etapa da Juventude e Circuito Nacional Upper Arena de Wrestling
Além do Brasileiro Júnior outros dois torneios serão disputados no mesmo dia na Upper Arena. Primeiro entram em ação as crianças do Circuito Nacional Upper Arena de Wrestling destinado aos pequenos lutadores de 9 a 14 anos. Em seguida, a 1ª Etapa da Juventude vai iniciar o processo de formação para os Jogos Olímpicos da Juventude 2022, em Dacar, no Senegal. O torneio é para atletas que nasceram em 2005,2006 e 2007.

Confira abaixo a programação dos torneios:

Campeonato Brasileiro Júnior de Wrestling 2019
Dia: 23/3 (sábado)
Horário: 10h
Local: Upper Arena
Entrada: Gratuita

Circuito Nacional Upper Arena de Wrestling 2019
Dia: 23/3
Horário: 7h
Local: Upper Arena
Entrada: Gratuita

1ª Etapa do Torneio da Juventude
Dia: 23/3
Horário: 8h às 10h
Local: Upper Arena
Entrada: Gratuita