LPD – Ação com a Campanha do Outubro Rosa marca rodada do Campeonato de Vôlei

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma ação organizada pelo time do Palmeira FC/Colégio São Tomás, em parceria com a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), marcou a quarta rodada do Campeonato Municipal de Vôlei, realizada no último domingo (20) no Centro Esportivo da Fábrica do Saber.

Durante o aquecimento, atletas das equipes femininas e masculinas entraram em quadra vestidos com a camisa da Campanha do Outubro Rosa. Segundo a treinadora Márcia Verônica, a idéia surgiu no mês de conscientização do Câncer de Mama: “Eu trabalho com crianças, jovens e adolescentes, inclusive meninas. É importante alertar para a prevenção da doença”.

Márcia explica o objetivo da atividade: “Fizemos esse aquecimento com as camisas, justamente para chamar a atenção. A intenção foi deixar a mensagem para quem estava lá, de que prevenir é importante”.

As camisas foram doadas APPO, após contato da treinadora com a instituição: “Liguei para a Ana Cristina, presidente da APPO, solicitei as camisas, e ela prontamente abraçou a idéia e disponibilizou as camisas”, contou Márcia.

Além de ser professora de Educação Física, Márcia é mãe de Camila Ferreira, que é atleta da equipe feminina do Palmeira FC. A jogadora descobriu o Câncer de Mama no final de 2014: “Fiz quimioterapia, radioterapia, retirei as duas mamas, hoje tenho próteses para não ficar com o peito reto, e operei pra tirar o tumor. Em janeiro de 2016 eu fui liberada do tratamento, por não haver vestígios do tumor em meu corpo mais, porém continuo em acompanhamento durante 15 anos”.

Camila ressalta a importância desse tipo de ação: ”Quando eu fiz o meu tratamento os médicos falavam que eu não poderia jogar Vôlei, porque estava muito debilitada. Fiquei um ano e meio sem jogar, mas a partir do meio de 2016, eu voltei a praticar esportes, e continuo até hoje. Poder levar uma mensagem hoje nos jogos, através da minha história de vida, é muito importante”.

Após o aquecimento das equipes, os atletas do Palmeira doaram as camisas da campanha para o time adversário. “Isso foi um sinal de integração e de esportividade. Serve para também deixar uma mensagem para eles”, completou a treinadora. Os componentes da arbitragem também ganharam as camisas.

Outubro é mundialmente denominado o mês de conscientização a prevenção ao câncer de mama, e do colo de útero, com a Campanha Outubro Rosa. O trabalho consiste em alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O time feminino do o Palmeira FC/Colégio São Tomás venceu o Laginha FC/Rede Vôlei, por 2 sets a 0. Já o time masculino, o Palmeira FC/Colégio São Tomás venceu o SC Internacional/Grão Vôlei por 2 sets a 0.

O Campeonato Municipal de Vôlei começou em julho, e é organizado pela Liga Petropolitana de Desportos. A quinta e última rodada da competição acontecerá no dia (20.11), no Centro Esportivo da Fábrica do Saber, a partir das 09H.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.