LPD – Ação com a Campanha do Outubro Rosa marca rodada do Campeonato de Vôlei

Uma ação organizada pelo time do Palmeira FC/Colégio São Tomás, em parceria com a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), marcou a quarta rodada do Campeonato Municipal de Vôlei, realizada no último domingo (20) no Centro Esportivo da Fábrica do Saber.

Durante o aquecimento, atletas das equipes femininas e masculinas entraram em quadra vestidos com a camisa da Campanha do Outubro Rosa. Segundo a treinadora Márcia Verônica, a idéia surgiu no mês de conscientização do Câncer de Mama: “Eu trabalho com crianças, jovens e adolescentes, inclusive meninas. É importante alertar para a prevenção da doença”.

Márcia explica o objetivo da atividade: “Fizemos esse aquecimento com as camisas, justamente para chamar a atenção. A intenção foi deixar a mensagem para quem estava lá, de que prevenir é importante”.

As camisas foram doadas APPO, após contato da treinadora com a instituição: “Liguei para a Ana Cristina, presidente da APPO, solicitei as camisas, e ela prontamente abraçou a idéia e disponibilizou as camisas”, contou Márcia.

Além de ser professora de Educação Física, Márcia é mãe de Camila Ferreira, que é atleta da equipe feminina do Palmeira FC. A jogadora descobriu o Câncer de Mama no final de 2014: “Fiz quimioterapia, radioterapia, retirei as duas mamas, hoje tenho próteses para não ficar com o peito reto, e operei pra tirar o tumor. Em janeiro de 2016 eu fui liberada do tratamento, por não haver vestígios do tumor em meu corpo mais, porém continuo em acompanhamento durante 15 anos”.

Camila ressalta a importância desse tipo de ação: ”Quando eu fiz o meu tratamento os médicos falavam que eu não poderia jogar Vôlei, porque estava muito debilitada. Fiquei um ano e meio sem jogar, mas a partir do meio de 2016, eu voltei a praticar esportes, e continuo até hoje. Poder levar uma mensagem hoje nos jogos, através da minha história de vida, é muito importante”.

Após o aquecimento das equipes, os atletas do Palmeira doaram as camisas da campanha para o time adversário. “Isso foi um sinal de integração e de esportividade. Serve para também deixar uma mensagem para eles”, completou a treinadora. Os componentes da arbitragem também ganharam as camisas.

Outubro é mundialmente denominado o mês de conscientização a prevenção ao câncer de mama, e do colo de útero, com a Campanha Outubro Rosa. O trabalho consiste em alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O time feminino do o Palmeira FC/Colégio São Tomás venceu o Laginha FC/Rede Vôlei, por 2 sets a 0. Já o time masculino, o Palmeira FC/Colégio São Tomás venceu o SC Internacional/Grão Vôlei por 2 sets a 0.

O Campeonato Municipal de Vôlei começou em julho, e é organizado pela Liga Petropolitana de Desportos. A quinta e última rodada da competição acontecerá no dia (20.11), no Centro Esportivo da Fábrica do Saber, a partir das 09H.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment