
Livro tem prazo de validade?
Uma das coisas que mais me encanta na literatura, é que ela pode ser eterna. Gosto de pensar que um dia vou morrer, mas estarei eternizada em meus textos, nos meus livros. Daqui 100 anos, um bisneto meu poderá encontrar em um sebo qualquer, um livro escrito por mim.
A arte eterniza o artista. E os livros não têm prazo de validade.
A prova disso é que ainda hoje é muito comum encontrar discussões nas redes sociais, se Capitu traiu ou não traiu Bentinho, no romance Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis, publicado em 1899.
Assim como, a saga de Harry Potter criada por J.K. Rowling, que teve seu primeiro livro da série publicado em 1997 e ainda figura na lista dos mais vendidos nas principais livrarias do mundo.
E já que estou falando na lista dos fenômenos de venda, o destaque fica para o livro Mulheres que Correm com os Lobos — Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem, da psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés. Sim, o best-seller lançado há quase três décadas, publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1992 e no Brasil em 1995, voltou com tudo e aparece nas principais listas como o 2° livro mais vendido no Brasil em 2021.
O motivo pelo qual esses fenômenos literários acontecem, vou falar na próxima edição do Giro.
E para você, qual livro é inesquecível e que jamais saiu de moda?
Comentários estão fechados.