O professor e músico petropolitano André Tavares estreou na literatura em agosto deste ano com Todos os pais do mundo (Lago de Histórias). E já colhe nesta terça-feira, 6/11,o primeiro reconhecimento pela beleza da obra: em cerimônia no Plenário da Câmara, às 19h, recebe homenagem do vereador professor Leandro Azevedo pela contribuição à cultura e educação petropolitanas.

“Tem pai que sai cedo.” “Tem pai que chega tarde.” Tem pai que merece homenagem e reverências pelo que foi em vida e inspira, na iminência da morte, transformar lembranças em palavras. Assim nasceu Todos os pais do mundo (Lago de Histórias), uma história sobre todos os pais, sobre a vida diante deles, sobre eles diante da vida. O livro marca a estreia do músico e professor de Inglês André Tavares na literatura.

– Meu pai estava muito doente, estávamos começando a perder o chão e percebendo que a vida estava chegando ao fim. Esse texto foi concebido sem a menor intenção, no Dia dos Pais de 2017, o derradeiro dele conosco. Entrei em pânico por realizar que poderia ser o último com ele. O sofrimento e o desespero se transformaram em memórias costuradas em texto, lembra.

Ilustrado por Camila Carrossine, o livro ficou ainda mais cheio de amor em traços marcados pelo afeto e o envolvimento em um título que deseja que as pessoas enxerguem que todo e qualquer pai, entre erros e acertos, é o melhor do mundo. “Cada pai, do jeito que é, sempre busca o melhor para um filho”, acredita o autor.

Todos os pais do mundo traz para o mercado de infantojuvenis contribuição extra. É bilíngue. De cabeça pra cima o texto é lido em Português e de cabeça para baixo, em Inglês. Para o autor, ele pode colaborar com aulas de storytelling (contar histórias de forma mais atrativa), bem como para aulas de música, atividades de listening (escuta) e fill the gaps (ajudar a suprir lacunas), sem contar com o princípio básico da tradução com indexação de imagens, o que faz com que a criança possa aprender vocabulário e frases através de referência Inglês/Português e Inglês/Imagens.

Este é o nono livro da Lago de Histórias, o primeiro cuja autoria não é da editora Helena Lima e guarda ainda outra surpresa para os pequenos e grandes leitores: a versão melodiosa da obra. All the dads in the world (www.todosospaisdomundo.com.br) é a música composta por André Tavarespara deixar a emoção ainda mais à flor da pele.

SERVIÇO

Todos os pais do mundo // Editora: Lago de Histórias

Formato:  26 x 18cm  // Páginas: 68 // Preço: R$ 39,90