As linhas de ônibus que fazem viagens ao Terminal Corrêas e Itaipava terão os itinerários alterados a partir de terça-feira (17.10). As mudanças pontuais acontecem a partir das 16h nos trechos sentido distrito, até o último horário disponível de casa linha. Na prática, a linha 600 que hoje passa pela Rua da Imperatriz irá passar pela Ipiranga. Já a 700, que passa pela Ipiranga vai seguir pela Imperatriz. A alteração visa diminuir os atrasos de coletivos e melhorar o trânsito no Centro em horários de pico, sem prejudicar os passageiros.

As alterações acontecem em caráter experimental e são parte de uma série de mudanças que deverão melhorar o fluxo de veículos em Petrópolis. Com uma frota de mais de 150 mil veículos – cerca de 1,5 para cada 3 habitantes –  a modificação proposta pela CPTrans foi analisada e apontada pelos engenheiros da companhia como uma das medidas que deverão diminuir o impacto. Na Rua Ipiranga, por exemplo, um dos principais pontos de retenção, passam diariamente 163 veículos da linha 700 ao longo de seu 1 quilômetro. Com a mudança, esse número diminui para a 126.

“Essas alterações tiram da Ipiranga uma carga muito grande de veículos, transferindo para Avenida da Imperatriz, cujo trânsito é muito inferior nos horários de pico. É uma medida que estamos realizando após estudos e que deverá beneficiar os moradores dos distritos em um momento de crise em que precisamos, com muito trabalho e vontade de mudar, buscar soluções com o mínimo de custo possíveis”, pontua o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Atualmente, a linha 700 sai da Rodoviária passando pela Rua Alberto Torres, contar na Praça Tabelião Moret com destino a Avenida Ipiranga e segue pela 13 de Maio. A partir das 16h o itinerário será a Rua do Imperador, Raul de Leoni, Rua da Imperatriz até a Rua Ipiranga e 13 de Maio, onde seguirá normalmente. Não haverá mudanças na viagem dos ônibus seguindo de Itaipava.

Já a linha 600 passa pela Rua do Imperador até a Rua da Imperatriz, segue pela Raul de Leoni até a Avenida Ipiranga, de onde segue pela 13 de Maio até o Terminal Corrêas. Com a alteração, ele seguirá pela Rua Marechal Floriano Peixoto, Alberto Torres, Praça Tabelião Moret até a Avenida Ipiranga e 13 de Maio, de onde segue para o Terminal Corrêas.