Levantamento do IBGE aponta queda no número de desempregados no terceiro trimestre

Renda mensal dos trabalhadores também caiu, cerca de 4%.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Foi divulgado hoje, pelo IBGE, os números do PNAD, no terceiro trimestre desse ano. O levantamento é relacionado aos meses de junho a agosto e apontou queda de 1,4 pontos percentuais, chegando a 13,2% de desempregado, o que representa 13,7 milhões de brasileiros.

A população ocupada cresceu 4,0%, mais 3,5 milhões de pessoas, ante o trimestre móvel encerrado em maio. Com ocupação de 90,2 milhões de pessoas.

A porcentagem da população desalentada também caiu no período, cerca de 6,4% ante o trimestre anterior, refletindo em 5,3 milhões de pessoas. O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 31,0 milhões de pessoas, subindo 4,2%, cerca de 1,2 milhão de pessoas, frente ao trimestre anterior e 6,8% ante o mesmo trimestre de 2020.

O número de empregados sem carteira assinada no setor privado (10,8 milhões) subiu 10,1% (987 mil pessoas) no trimestre e 23,3% (2,0 milhões de pessoas) no ano, as maiores variações da série histórica, em termos percentuais e absolutos, na comparação anual.

Apesar do número de desempregados ter caído, a renda média dos trabalhadores seguiu o mesmo panorama. A redução no trimestre chega a 4%, mas quando comparado anualmente, a redução é maior, com queda de 10%.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.