Crédito: Moskow

Levantamento aponta que 24,3% dos estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto

Segundo estudo realizado pela edtech TutorMundi, dúvidas relacionadas à gramática, equações elementares, colonização das Américas e as quatro operações fundamentais da matemática são frequentes entre alunos do ensino fundamental II e médio
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A fim de desvendar as principais dificuldades dos estudantes da educação básica, a plataforma de reforço escolar TutorMundi realizou um levantamento com base em 18.477 dúvidas solicitadas por estudantes em sua plataforma, entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022. A análise aponta que 24,3% dos alunos têm dificuldades com Interpretação de Texto, seguido por Desenvolvimento de Tese (23,6%) e Gramática (19,4%). Ainda segundo a edtech, os estudantes matriculados no ensino fundamental II e ensino médio também apresentam obstáculos com Análise Combinatória e Probabilidade (12,6%), Colonização das Américas (10,8%), Quatro Operações Fundamentais da Matemática (5,2%), entre outros temas.

De acordo com Raphael Coelho, CEO e fundador da TutorMundi, o levantamento aponta claramente que muitos alunos têm déficits de aprendizagem, principalmente em disciplinas relacionadas à exatas e à língua portuguesa. “Isso acontece porque muitas vezes eles não são estimulados pelo sistema educacional a construir raciocínio lógico e transformar o texto em linguagem numérica”, avalia.

Para solucionar este problema, o empreendedor explica que o setor educacional precisa investir em ações mais efetivas, que ofereçam suporte às dificuldades de dúvidas de cada aluno. “A pandemia mundial acelerou a necessidade das escolas implantarem a personalização da educação. Com a ajuda de ferramentas tecnológicas é possível criar estratégias que atuem diretamente na dificuldade individual dos estudantes”, relata. “Sem dúvida, esse processo será fundamental para permitir progressos significativos na aprendizagem das crianças e adolescentes. Só assim conseguiremos quebrar as barreiras e ampliar o acesso ao ensino de qualidade para todos”, complementa. Além dos temas que despertam mais dúvidas, o levantamento da TutorMundi elencou, de modo geral, as disciplinas que geram mais dificuldades aos estudantes. Matemática lidera o ranking com 39,8%, seguido por Língua Portuguesa (18,4%) e Física (12,6%), Química (9,5%), História (6%) e Redação (4,5%). Embora em menor frequência, Biologia (3,5%), Geografia (2,8%), Inglês (1,4%), Espanhol (0,9%) e Filosofia (0,6%) também aparecem na lista.

Sobre a TutorMundi

Idealizada com o propósito de fazer os estudantes irem além de seus potenciais, a TutorMundi nasceu em 2016 e desde então virou o principal aplicativo de reforço escolar da América Latina. Por meio de tutoria online, a plataforma conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio aos melhores universitários do país, sem a necessidade de agendamento, na hora. A startup oferece seus serviços para escolas e já ajudou mais de 70 mil estudantes e conta com mais de 2 mil tutores, que passam por um rigoroso processo seletivo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.