Cresci em um lugar que me permitiu viajar por mundos fantásticos e conhecer histórias inesquecíveis. Ficava em meio a um jardim onde eu podia passar horas e esquecer a vida real. Esse lugar era a biblioteca da escola pública em que estudei toda minha infância, ela era pequena, mas me apresentou Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Clarice Lispector, entre tantos outros autores nacionais. Aquela biblioteca tornou-se o meu lugar favorito e os livros o meu porto seguro. Através dos livros conheci histórias que me tiravam da dura realidade de uma vida pobre e de um lar com um pai alcoólico. Hoje, tenho a honra de ser escritora e de escrever histórias que proporcionam essa experiência para jovens e adultos. E certamente, foi o hábito da leitura que despertou em mim a criatividade e o talento para a escrita.
E se você acha que ler é coisa de “nerd” ou para quem tem tempo sobrando, fique sabendo que a leitura além de entretenimento e um meio para conhecimento, também é um hábito que traz benefícios para a saúde mental, física e para o crescimento pessoal e profissional. Separar um tempo para ler, nem que por apenas 15 minutos por dia, traz benefícios imensuráveis. De acordo com um estudo da Academia Americana de Neurologia, indivíduos que têm o costume de ler fortalecem a memória e a concentração.
Ao ler um simples conto de fadas, um romance ou uma história de ficção científica, o cérebro é estimulado a criar imagens, basta um “Era uma vez…” para que um mundo encantado seja revelado e exatamente por envolver imaginação, a leitura funciona como um “exercício” para o cérebro. Outro fator que enfatiza a relação entre a leitura e a qualidade da saúde mental, é ação da atividade na redução do estresse, pesquisas já demonstram resultados positivos sobre essa contribuição. Um estudo feito pela Universidade de Sussex mostrou que ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse.
Acredite, além de proporcionar prazer e conhecimento, o hábito da leitura também traz saúde física e mental. Agora, é só você escolher um livro e começar essa jornada. Se você não tem o costume de ler, uma dica é: procure um livro com poucas páginas e com um assunto que você gosta e boa leitura!
Janaína Meilman é escritora, tem formação em Letras pela UFF. é professora de escrita criativa, mediadora literária e palestrante. Criadora do Coletivo de Escritoras “As Clarices” e do Podcast “Deusas, Loucas e Feiticeiras” A escritora ocupa a cadeira 10 da Academia de Letras do Brasil.
Comentários estão fechados.