Leitura corporal e as causas do seu adoecimento!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Se você está acompanhando essa coluna, você começou a perceber que a fisioterapia tem começado a modificar seu enfoque, estamos ficando preocupados com a origem da disfunção do sistema corporal, olhando o paciente a partir do centros neurais.

Hoje vamos falar sobre o sistema nervoso autônomo e a importância dele no seu movimento, relacionamento e refinamento dos sentimentos em relação ao outro ou a você mesmo.

Por exemplo se estamos ansiosos, o mundo fica mais ameaçador, procuramos notícias sempre ruins para confirmar e até corroborar com a sua ansiedade. Ao contrário também acontece, quando estamos felizes tudo parece mais bonito e fácil, não temos tempo para adoecer ou nos lamentar. Tudo está correlacionado, e vamos hoje falar deste sistema também conhecido como sistema nervoso vegetativo na literatura mais antiga, faz parte do sistema nervoso central (SNC) e é responsável pela maioria das funções viscerais do organismo, e pode ser incluído como parte do sistema motor, mas que ao invés de influenciar os músculos esqueléticos, tem influência direta nos músculos lisos, o músculo cardíaco, as glândulas e parte do tecido adiposo.

Em outras palavras, Esse sistema ajuda a controlar a pressão arterial, a motilidade gastrointestinal, a secreção gastrointestinal, o esvaziamento da bexiga, a sudorese, a temperatura corporal e muitas outras funções. Algumas delas são quase inteiramente controladas, enquanto outras, apenas parcialmente. Uma das características mais acentuadas do SNA é a rapidez e a intensidade com que ele pode alterar as funções viscerais. Com um objetivo de te dar a mobilidade para uma luta ou fuga de uma situação ameaçadora.

Fica então fácil perceber a impossibilidade de apenas ouvir o que a linguagem verbal está falando, já que a fala as vezes não corresponde a sua perspectiva da vida. Seu corpo está te entregando, mesmo se você estiver dizendo que vai bem o seu sistema nervoso autônomo está dizendo ao contrário. As emoções falam muito mais alto que a linguagem verbal. É impossível para nós, fisioterapeutas, apenas ouvir o que o paciente está dizendo.

Muitas vezes as dores no são camuflagem de questões mais internas desta forma  surge a necessidade de estudar a  linguagem corporal,é importante salientar que muitas vezes o nosso cliente nem sabe o que está sentindo, anos e anos escondendo as suas dores emocionais criam bloqueio na linguagem verbal que impedem a expressão da verdadeira causa do adoecimento. Então como funciona essa avaliação?  O terapeuta começa a inspeção do conjunto de movimentos, posturas ou gestos feitos de forma consciente ou inconsciente, sutil ou explícita, que carregam algum tipo de significação própria no contexto da comunicação interpessoal.

Esta avaliação leva a uma conversa que pode diminuir consideravelmente o tempo de reabilitação e gera no paciente uma consciência do seu problema.

Nas próximas conversas vamos descrever estudos de autores que descrevem estas linguagem de forma mais palpável. Então,se prepare para uma viagem ao centro emoção!

Sobre Noory Lisias

Noory Lisias é fisioterapeuta, formada na Universidade Católica de Petrópolis, Mestra em Psicologia, especialista em Análises de Sistemas Corporais e com pós-graduação em Neuroanatomia Funcional no Método Bobath de Estimulação Neurológica e no Método Kabat, atuando há mais de 25 anos tratando lesões neurológicas e psicossomáticas.

Além de diversas outras especializações como:

  • Barras de Access | Facelift e Corporal
  • Low Pressure Fitness | LPF
  • Método Maitland
  • Pilates
  • Reeducação Postural Global | RPG
  • Aparelho Genital Feminino
  • Programação Neurolinguística | PNL
  • Proprioceptive Neuromuscular Facilitation | PNF (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva)

YouTube: NooryLisias
Facebook: noorylisiasfisio
Instagram: @noorylisias
Site: noorylisias.com.br
https://linktr.ee/noorylisias

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Existe como tratar essa dor?

Nos artigos anteriores falamos de dor e emoção e que se manifestam através do corpo em sintomas que são alertas sobre o que se passa

A dor de ser você

Na semana passada, eu falei sobre o João do Pulo um atleta brasileiro que apesar de sua genialidade sofreu um acidente que destruiu seus sonhos

Comentários estão fechados.