“Chegou o nosso campeão, cada vez mais forte e preparado”, disse o prefeito Bernardo Rossi, ao receber o judoca Matheus Domingues Moreira, de 13 anos, atleta com síndrome de Down que voltou da Holanda com o troféu de bronze na mala. Ele foi um dos 14 atletas brasileiros que participaram da World Judô Games 2018, da Special Needs Judô Foundation, uma competição internacional, que aconteceu entre os dias 14 e 15 de abril, na cidade de Beverwijk. Os pais de Matheus organizaram uma grande campanha no município para arrecadar fundos para a viagem. A prefeitura cedeu um espaço para a campanha em Itaipava, no Parque Municipal, como forma de apoio ao atleta.

O prefeito também garantiu a continuidade da parceria com Matheus durante a 29ª Expo Agropecuária de Petrópolis. A ideia é que a campanha continue em Itaipava para levar o petropolitano para todas as etapas do Judô Para Todos (JPT). A competição acontece em vários estados do país até o fim do ano, como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo.

“É com grande orgulho que a gente segue apoiando o Matheus, um atleta de Petrópolis que carrega o nome da nossa cidade para todo o mundo. A participação em um torneio mundial oferece uma grande oportunidade de crescimento e amadurecimento. Petrópolis é um celeiro de grandes atletas nas artes marciais e o Matheus é mais uma prova disso”, disse o prefeito, que também elogiou o desempenho dele na Holanda.

Os pais de Matheus, André e Valéria Moreira, reconheceram a importância do apoio da prefeitura na campanha e explica que o atleta já está se preparando para as etapas do JPT. “Do valor que a gente precisava, mais de 50% recolhemos em Itaipava. Foi fundamental o apoio da prefeitura na nossa campanha. Agora ele já está se preparando para os próximos desafios, com etapas em todo o país no Judô Para Todos”, explicou André.

No dia 6 de maio, a prefeitura vai promover um grande “aulão” de zumba no Parque Municipal em Itaipava. A entrada será um quilo de alimento não perecível. Neste dia, a barraca da campanha vai estar ao lado do evento. Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, reforçou a importância para a cidade da participação internacional do atleta e elogiou o desempenho de Matheus.

“Ele foi muito bem em uma competição que os reúne os melhores atletas do mundo. Apesar de não termos apoiado com recursos, e sim com um espaço no Parque Municipal para que ele realizasse a campanha, por exemplo, os resultados foram positivos tanto pra ele, quanto para a cidade, que foi muito bem representada”, disse Hingo.

Matheus é filiado à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Apaixonado pelo esporte desde os 8 anos, ele pretende completar o circuito de competições do “Judô Para Todos” novamente. Quem quiser acompanhar as competições do Matheus pode acessar a página dele no Facebook, pelo link: https://www.facebook.com/matheusjudocaespecial/.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP