Orgulho da família e, agora também, de toda a cidade, o judoca Matheus Domingues Moreira, de 13 anos, voltou da Holanda esta semana com o troféu de bronze na mala. Ele foi um dos 14 atletas da delegação brasileira que participaram da World Judo Games 2018, da Special Needs Judô Foundation, uma competição internacional, que aconteceu entre os dias 14 e 15 de abril, na cidade de Beverwijk. Matheus, que tem síndrome de Down, fez uma grande campanha no município para arrecadar fundos para a viagem e, com seu carisma, conseguiu conquistar a todos. A campanha teve o apoio da prefeitura de Petrópolis.

Na competição, o judoca venceu uma luta contra um holandês e perdeu duas, ficando com o terceiro lugar. Disputado, o campeonato tinha atletas de 20 nacionalidades diferentes, como da Inglaterra, Suíça, Alemanha, entre outros países. Desde que chegou da Europa, na segunda-feira (16.04), ele vem recebendo homenagens, inclusive da escola onde estuda. Agora, Matheus volta a sua rotina de treinos e pretende seguir os mesmos circuitos que fez no ano passado, participando de competições em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Para o ano que vem, ele já pensa em voltar à Holanda.

“Foi uma experiência incrível para o Matheus, não só em relação ao esporte, mas como aprendizado no geral. Tenho certeza que essa viagem vai marcar a vida dele para sempre. Mesmo falando línguas diferentes, ele conseguiu conquistar amigos durante a competição e no hotel que ficamos. O saldo de todo esse período, até chegamos lá, foi muito importante. Contamos com a ajuda de muitas pessoas”, explica a mãe do Matheus, Valéria Domingues Moreira, que acompanhou o filho na viagem.

A prefeitura veio apoiando o atleta durante a campanha de arrecadação de verba para participar da competição na Holanda. Matheus, inclusive, chegou a ser recebido pelo prefeito Bernardo Rossi. Diversas secretarias se envolveram na ajuda, entre elas a Turispetro. De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Valente, a participação no campeonato também foi uma forma de levar o nome da cidade para fora do país.

“Recebemos com muita alegria os resultados do Matheus na Holanda. Ele levou o nome da nossa cidade para uma competição internacional, inclusive colocou o brasão de Petrópolis em seu kimono. Apesar de não termos apoiado com recursos, e sim ações, como ceder um espaço no Parque Municipal para que ele realizasse a campanha, por exemplo, os resultados foram positivos tanto pra ele, quanto para o município”, avalia.

Matheus é filiado à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Apaixonado pelo esporte desde os 8 anos, ele pretende completar o circuito de competições do “Judô Para Todos” novamente. Quem quiser acompanhar as competições do Matheus pode acessar a página dele no Facebook, pelo link: https://www.facebook.com/matheusjudocaespecial/

Fonte: Turispetro