Neste sábado, dia 15 de setembro, das 8h30 às 11h30, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza a 13ª edição do Univali Limpando o Mundo. A mobilização envolverá estudantes e voluntários na limpeza de rios e praias de três municípios catarinenses: Balneário Camboriú, Itajaí e Tijucas.

Na ação, a população é convidada a ver de perto e a recolher os resíduos deixados nas encostas. Na última edição do evento, foram recolhidos mais de 4 mil toneladas de resíduos. “Infelizmente, ainda se acumula uma quantidade exacerbada de resíduos nestes locais. Nossa intenção é conscientizar e provocar mudanças nas pessoas, para que repensem seus hábitos de consumo e descarte e o impacto disto no ecossistema”, afirma a professora Rafaela Picolotto, coordenadora do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Univali e responsável geral pela mobilização.

Em Itajaí serão limpos o Saco da Fazenda, com concentração na Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio), próximo à Associação Náutica de Itajaí (ANI); a Praia Brava, tendo como ponto de encontro a Brava Norte perto da Lagoa do Cassino; e a Praia da Atalaia, partindo do Molhe. Em Balneário Camboriú a ação ocorre no Rio Camboriú e o grupo irá se reunir na Rua 4.550, na Barra Sul, próximo à Marina Tedesco. Já em Tijucas o local da limpeza será a praia de Tijucas, com saída da Rua João Policarpo Pacheco, 250, no Bairro da Praça, nas locações do Sesc Tijucas. A expectativa é de que, pelo menos, 400 pessoas participem das atividades.

A iniciativa é organizada pelo Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Universidade, vinculado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ela compõe o evento global “Clean up the World” e propõe a sensibilização para questões ambientais.

Mais informações: (47) 3341-4732, no Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos do curso de Engenharia Ambiental da Univali. | (47) 98835-8648, com a professora Rafaela Picolotto.