Foto: Shutterstock

Jovens que não possuem religião são maioria no RJ e em SP

A maioria destas pessoas creem em Deus, mas não possuem uma religião.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha, existem milhares de brasileiros que se denominam “sem religião”, muitos destes acreditam em Deus, mas não possuem uma religião para chamar de sua. De acordo com os estudos, este número já teria ultrapassado a quantia de pessoas que se denominam católicos ou evangélicos entre a população de 16 a 24 anos no Rio e em São Paulo.

Segundo o último Censo, realizado em 2010, o número de pessoas que não possuem religião era de apenas 8%, o que equivale à 15 milhões de pessoas. Já de acordo com números do estudo, esse índice teve um salto de 14% no ano de 2022 nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, e de 25% em todo o Brasil. Este fato indica que um a cada quatro brasileiros não se sente veiculado a nenhuma instituição religiosa.

As pesquisas do Datafolha voltadas para São Paulo e Rio de Janeiro mostram que o número de pessoas sem religião é ainda mais expressivo entre os jovens. Em SP, os jovens entre 16 a 24 anos que se encaixam nessa categoria chegaram aos 30%, enquanto evangélicos foram 27%, católicos 24% e outras religiões 19%

No Rio, os números são parecidos. Jovens sem religião representaram 34% dos entrevistados, número acima dos 32% de evangélicos, 17% de católicos e 17% de demais religiões. É preciso ressaltar que o termo “sem religião” não necessariamente está ligado ao ateísmo ou ser agnóstico, uma vez que também qualifica pessoas com uma crença e que não seguem uma instituição religiosa.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.