Galeria de fotos / Cinema Nosso

Jovens Negras no Audiovisual: Cinema Nosso oferece curso gratuito para estimular o empreendedorismo feminino

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Cinema Nosso oferecerá, a partir do próximo dia 9 de novembro, o curso gratuito “Empoderamento e Cinema – Jovens Negras no Audiovisual”. Ele se divide em três módulos específicos: documentário, ficção e produção de jogos e será voltado para mulheres negras de todo o estado do Rio. O projeto é patrocinado pela Amil, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Lei Municipal de Incentivo a Cultura – Lei ISS.

Também estão inclusas nas atividades workshops, filmagem e edição dos produtos finais, núcleos criativos e script doctoring (mentorias de roteiro). Por fim, ocorrerá uma mostra com a exibição de todos os projetos.

De acordo com a última pesquisa da Ancine – Diversidade de Gênero e Raça nos lançamentos brasileiros em 2016, a população se divide em recortes de gênero 48,5% de homens e 51,5% de mulheres. Destes 45,1% são brancos e 54% são negras, somente 0,90% se denominaram amarelas e indígenas. Também de acordo com a pesquisa, os dados revelaram que o número de diretoras negras de longas metragens com recorte de gênero e raça/cor foi de 0%. O mesmo acontece para roteiristas e produtoras executivas.

“Pensando no abismo social, o Cinema Nosso tem o objetivo de fomentar o senso crítico do ponto de vista estético e de conteúdo, em relação à produção audiovisual para jovens negras moradoras do Rio de Janeiro, criando uma identidade visual e estimulando o empoderamento delas. Além disso, o curso tem o intuito de promover o acesso democrático à produção, formação e empreendedorismo, logo, a inserção no mercado de trabalho”, afirma Mércia Britto, diretora do CN.

Lançamento e pré-lançamento

O evento de lançamento e também de captação de alunas para o curso acontece no Cinema Nosso, na Rua do Rezende, 80, Lapa – RJ, no dia 25 de outubro, às 17h30.  Inscrições abertas no site do Cinema Nosso (www.cinemanosso.org.br).

Crédito da foto: Galeria de fotos / Cinema Nosso

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.