Jogos da fase final de basquete no Jeups começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (21.08), os jogos de basquete da fase final dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). Serão realizadas 54 partidas até o próximo sábado (24) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Caxambu. Mais de 200 atletas, nas categorias sub-13, 15 e 18, devem participar das disputas da modalidade.  Este ano o Jeups bateu recorde de adesão com 50 escolas inscritas. O maior número era dos anos de 2002 e 2018, quando 44 instituições participaram. A tabela com toda a programação das modalidades pode ser encontrada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Nesta fase final, acontecem 212 partidas em cinco modalidades, com a participação de 247 equipes, reunindo cerca de 2 mil alunos. São oito equipes classificadas em cada categoria dos esportes em quadra – no entanto, o basquete, no sub-18 masculino, e o futsal, no 15 e 18 masculino, são 16 escolas. O aumento no número de escolas e na participação dos estudantes acontece graças ao fortalecimento dos jogos estudantis.

Após a realização do basquete, será a vez dos jogos de vôlei, que também serão realizados no CIE. Ao todo, são nove modalidades em disputa no Jeups, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, basquete, handebol e vôlei; e quatro individuais como tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo.

Além delas, o apoio ao Banco de Sangue Santa Teresa é a novidade para 2019. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes aos esportes em disputa. Serão aceitas doações até o dia 30 de setembro.

Outra novidade é o projeto Selecionados Jeups. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal (apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade). Uma comissão de professores está avaliando o desempenho dos estudantes, que serão selecionados após o encerramento de cada modalidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment