João Gilberto morreu neste sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. O músico foi um dos criadores da bossa nova e sua morte foi confirmada pelo filho do cantor, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, cantor e violonista baiano, tido como o pioneiro criador da bossa nova, é considerado um gênio da música popular brasileira. Foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil o 2º maior artista brasileiro de todos os tempos, atrás somente de Tom Jobim.
Desde o lançamento do compacto que continha Chega de Saudade e Bim Bom, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música brasileira e na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna, João Gilberto foi o artista que levou a música popular brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão. João Gilberto também foi um dos maiores influentes do jazz americano no século XX, ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, em meio à beatlemania.