JEUPs: grande participação incentiva escolas na preparação dos atletas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) igualou, na edição deste ano, o recorde de participação de escolas, que foi em 2002:são 44 unidades confirmadas, três a mais que 2017, quando 41 unidades participaram.Esta maior concorrência está incentivando professores e diretores a aprimorar ainda mais a preparação dos alunos para as competições.

Para o prefeito Bernardo Rossi, a retomada do incentivo do esporte por meio dos jogos é fundamental para a juventude. “Conquistamos o Centro de Iniciação ao Esporte, um dos seis existentes no Estado e estamos com programas para todas as faixas etárias e em várias partes da cidade”, afirma.

O número maior de escolas inscritas representa, consequentemente, maior número de equipes nas modalidades. “É muito satisfatório saber que os JEUPs estão gerando esta atenção, para que o aluno se capacite e aprimore seus treinamentos, mesmo fora das aulas convencionais de educação física”, destacou o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

É o caso do Colégio Alaor. A instituição alugou a quadra do Sport Clube Magnólia, no Bingen, para o treinamento das suas equipes de vôlei, futsal, basquete e handebol. Além destas modalidades, o colégio prepara os alunos para as competições de atletismo e judô. São cerca de 100 atletas inscritos, que fazem treinamento em contra turnos (fora do horário das aulas).

“Isso dá uma maior motivação para o trabalho dos professores e para os alunos. Faz parte da preparação tentar criar uma identificação destes jovens com o esporte e poder dar mais uma opção de espaço para os treinamentos colabora demais. No ano passado, disputamos no futsal e no vôlei. Neste ano, buscamos ampliar nosso leque, partindo também para handebol, basquete, atletismo e judô. Conseguimos, também, trabalhar com a categoria com alunos de até 13 anos. Em 2017, levamos apenas os sub-15 e 18”, contou a professora de educação física do Alaor, Ana Carolina Kapler Ferreira, que é responsável, também, pelas equipes do CIEP Cecília Meireles, em Itaipava.

Apesar de não ter superado o número do ano de 2002, o aumento na participação dos colégios em comparação com o ano passado foi considerado uma vitória para a Superintendência de Esportes e Lazer do município.

“Nosso objetivo é aumentar o número de jovens praticantes de atividades físicas e os jogos estudantis são parte importante desse processo. Um dos objetivos da prefeitura é garantir mais saúde e bem-estar para os petropolitanos, começando com as crianças e os adolescentes”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Parceria para preparação para os JEUPs rendeu frutos para a COMAC

Outra instituição de ensino que buscou um local diferente para a preparação de seus atletas foi o Colégio São Tomás de Aquino. Tendo o objetivo de desenvolver ainda mais os treinamentos, a unidade fez uma parceria com a Comissão Municipal de Atuação Comunitária (COMAC) e iniciou a reforma da quadra da instituição. O local é utilizado para as ações do Projeto Social Esportivo com escolinha de futsal da COMAC e para as aulas da Escola Germano Valente.

“Acreditamos nesta parceria entre o terceiro setor e o poder privado, assim como com o poder público, para que consigamos prover melhorias para a nossa quadra poliesportiva, que atende à Escola Germano Valente e ao projeto social esportivo da COMAC.  O Colégio São Tomás de Aquino repintou todo o piso da quadra com as demarcações para futsal, voleibol, handebol e basquetebol”, contou a presidente da COMAC, Fernanda Ferreira.

A prefeitura estima a participação de mais de 2 mil alunos em três categorias: sub-13, 15 e 18. São nove modalidades em disputa, sendo cinco coletivas: basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.