Jamil Sabrá cria anteprojeto que garante fundo para investimentos no Manejo a Trilhas e Vias de Escalada e Cachoeiras Vereador quer que secretaria de Meio Ambiente tenha autonomia para execução de projetos e ações destinadas à propagação ecorural

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Anteprojeto proposto pelo vereador Jamil Sabrá e aprovado na Câmara dos Vereadores nesta semana, propõe à Prefeitura a criação de um Fundo de Incentivo de Manejo a Trilhas e Vias de Escalada e Cachoeiras (FIMTEC). De natureza contábil, o objetivo é dar autonomia administrativa e financeira para a Secretaria de Meio Ambiente executar, com os recursos, planos, projetos, ações e empreendimentos reconhecidos pela entidade como de interesse público.

O fundo deverá ser composto de 30% do valor da Taxa de Licenciamento Ambiental (TLA) e de 30% do valor de multas aplicadas pela fiscalização ambiental, entre outros recursos. E sua aplicação, na prática, será em programas de proteção e recuperação de trilhas, vias de escalada e cachoeiras – fomentando o turismo ecológico no município; no financiamento de estudos e pesquisas voltadas ao desenvolvimento da prática na cidade; programas de capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos dos serviços de apoio e no investimento em divulgação.

“O anteprojeto enviado ao executivo busca minimizar os impactos ambientais das atividades recreativas e esportivas, estimulando a difusão das boas práticas em ambientes naturais. Com o FIMTEC, a Secretaria de Meio Ambiente conseguirá, com recursos próprios, dar suporte financeiro às ações de manejo, além de representar avanços no desenvolvimento sustentável e também atraindo novos investimentos nesta área”, explica o vereador Jamil Sabrá.

Petrópolis é, hoje, cercada por 70% de Mata Atlântica, conta com cerca de 200Km de trilhas, fauna e flora abundante e é referência na prática de esportes e lazer ao ar livre. O município conta com diferentes circuitos ecorurais como o de Secretário, Araras-Videiras, Caminhos do Brejal, Pedras do Taquaril e Vale do Bonfim. A cidade também é repleta de cachoeiras, como a do Véu da Noiva no Bonfim, Ponte Funda no Vale das Videiras e da Macumba, na Estrada de Teresópolis.

A presidente do Centro Excursionista Petropolitano, Letícia Fliess, avalia de maneira positiva o projeto. “Acreditamos que a criação de um Fundo Municipal de incentivo ao manejo de trilhas, vias de escada e acesso a cachoeiras, trará benefícios à Petrópolis estimulando e apoiando as iniciativas para a manutenção do acesso às montanhas. O montanhismo é uma tradição da cidade e também um atrativo turístico”, destaca.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Maligno e A Casa Sombria estreiam nesta quinta-feira na Rede Cinemaxx Petrópolis

Tomar a vacina contra a Covid-19 é uma demonstração de amor e cuidado consigo e com o próximo. Para incentivar, cada vez mais, as pessoas a se vacinarem, a Rede Cinemaxx traz promoções especiais. Quem apresentar a carteira de vacinação, na bilheteria de qualquer uma das unidades da Rede Cinemaxx, comprovando que tomou uma ou duas doses da vacina, vai ganhar um presente especial do Cinemaxx.

Comentários estão fechados.